6.4.09

Dica do Gerdal: Noca da Portela canta seus sucessos, hoje, na estreia da Confraria do Samba ...


Repasso abaixo recado que recebi da amiga cantora Tania Malheiros, integrante da recém-criada Confraria do Samba, que promete ser, pelos nomes envolvidos, um agradável, vibrante ("Alô, Darci Maravilha!") e importante ponto de encontro de sambistas e de propagação de boas composições, conhecidas e inéditas, no gênero. Sempre às segundas, em Botafogo (sobre a entrada do Túnel Novo), no Espaço Cultural Tabuleiro da Baiana, a partir das 16h. Autor do emocionante "Vendaval da Vida" ("Vou sorrindo/com o meu interior chorando/amargando o meu viver sofrido/assistindo ao que se vai passando/e vou resistindo..."), em parceria com Délcio Carvalho, Noca da Portela - ex-feirante e ex-compositor da Paraíso do Tuiuti e, já em meados dos anos 60, integrante, ao lado de Colombo e Picolino, do Trio ABC, criado na Portela e que participou de numerosos festivais e shows pelo Brasil -, é, naturalmente, por toda a sua bagagem de sucessos, um convidado de honra da Confraria do Samba nessa estreia. Boa sorte a todos e à simpática iniciativa!
Bom dia e muito grato pela atenção.

"CANTORES E COMPOSITORES INAUGURAM CONFRARIA DO SAMBA DO RIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 6 DE ABRIL.

A primeira Confraria do Samba do Rio de Janeiro será inaugurada ao som de violões, cavaquinhos e muita percussão hoje, segunda-feira, dia 6 de abril, a partir das 16h, no Espaço Cultural Tabuleiro da Baiana, à Avenida Carlos Peixoto, 140, em Botafogo. A festa de lançamento, em grande estilo, terá como convidado especial o cantor e compositor Noca da Portela. Sempre às segundas-feiras, a Confraria prestará homenagem a personalidades que se destacam na área cultural. Nesta primeira edição, serão homenageados o cartunista Lan e o vereador Eliomar Coelho, além de Noca da Portela.

A Confraria foi idealizada pelo cantor e compositor Riko Dorilêo e de imediato ganhou adeptos. "Eu vinha amadurecendo essa idéia há algum tempo, mas ela ganhou força durante feijoada em comemoração ao meu aniversário, em janeiro", contou Riko Dorilêo. Os amigos que abraçaram a idéia e formam a Confraria são os cantores e compositores Toninho Gerais, Adilson Bispo, Darci Maravilha; e as cantoras Eliane Farias, também compositora e filha de Paulinho da Viola; e Tania Malheiros.

Na verdade, desde então eles passaram a se reunir toda semana para aperfeiçoar a idéia de Riko, que já incluiu a realização de shows da Confraria em outras cidades, Estados, e a produção de CD com a participação de convidados. Riko é compositor experiente, morou dez anos na Europa, em especial em Portugal, onde gravou três CDs e continua gravando com artistas do universo lusófono. No Brasil, gravou o CD "Afinidades" onde apresenta parcerias com Noca, Zé Ketti, Casquinha e Argemiro, por exemplo.

"Na Confraria, o objetivo é mostrar nosso trabalho, homenagear nomes populares, mas também resgatar os nomes de artistas pouco lembrados", disse Toninho Gerais, autor de pérolas como "Mulheres", gravada por Martinho da Vila, e "Seu Balancê", parceria com Paulinho Rezende, gravada por Zeca Pagodinho.

A possibilidade de reunir amigos sambistas toda semana é um dos aspectos da Confraria que interessa muito a Darci Maravilha. "Podemos mostrar novos sambas ao público, sem esquecer as composições já gravadas", comentou Darci, ganhador de Dois Estandartes de Ouro pela Portela. Adilson Bispo, outro veterano do samba, gravado por Beth Carvalho, por exemplo concorda: "Vamos fazer uma grande festa toda semana".

Eliane Faria, que está completando 15 anos de carreira, acredita que a Confraria tem tudo para dar certo e garante que será um ponto de encontro de sambistas, com participação democrática do público. Eliane fala com a experiência de quem já se apresentou em vários estados, em Portugal e na Dinamarca. Já a cantora Tania Malheiros concorda com todos os confrades e se diz feliz por estar no meio deles. "É uma honra", comenta."

SERVIÇO -
Confraria do Samba - Os cantores e compositores Riko Dorilêo, Darci Maravilha, Adilson Bispo e Toninho Gerais, e as cantoras Eliane Faria e Tania Malheiros promovem grande roda de samba para lançar a primeira edição da Confraria, com participação especial de Noca da Portela. O evento, sempre às segundas-feiras, prestará homenagem a personalidades que se destacam no samba; desta vez, o cartunista Lan e o vereador Eliomar Coelho.
Tabuleiro da Baiana: Av. Carlos Peixoto, 140 - Botafogo - hoje - dia 6 de abril - a partir das 16h - R$ 12,00 - 2295.7015 - 18 anos. Capacidade: 500 pessoas.

NR: A foto que ilustra este post foi obtida do CD Mãos Dadas de 1980

Nenhum comentário: