22.4.09

Minha vizinha chavista detona Sylvia de Caminho das Índias


Minha vizinha chavista está tiririca com a Sylvia (ou será Silvia, simplesmente?) da novela Caminhos das Índias. A bela "viúva" (vivida na telinha por Débora Bloch) parece que se recusa a sair daquela casa monumental (que se imagina estar plantada na Gávea, ou na Barra- num lugar "nobre", enfim) e mudar para um apartamento em Laranjeiras.
Foi isso que ela (minha vizinha chavista) me informou pelo interfone, até que ele pifou. Andam fazendo tantas obras aqui no "Condomínio do Barulho", que tudo está pifando, depois de longos meses de marteladas e sabe mais o que andam fazendo esses pedreiros na estrutura do prédio. Hoje deu um curto nas luzes do meu escritório, que parecia que um Poltergeist tinha baixado com tudo no meu pobre lar.
Foi aí que ela (minha vizinha chavista) veio até minha casa. Minha mulher tinha saído - foi orar em outro lugar pela paz mundial, me deixando sozinho com a fera.
-Bote lá nos seus "grogues"(ela nunca consegue falar a palavra blogue, mas acho que é pura implicância) que essa Silvia me paga! Onde já se viu desdenhar nosso bairro! Esculachou geral! Laranjeiras é um bairro "cult". Tem o chorinho da feira, o show de bossa-nova e jazz da praça do chafariz em forma de concha (Praça Ben Gurion) ,tem a feirinha de Teresópolis, tem as "Casas Casadas", a CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) que tem formado tantos atores para a Globo. Tem a Tasca do Edgard, o famoso Bar do Serafim onde pontificava saudoso Juca, tem o Mamma Rosa, O Luigi's, o bistrô da Frida, o Maya, o Severyna, o Varandas, a lanchonete do sêo Ferreira, a barraquinha de cachorro quente das madrugadas, a locadora Guimarães e vai por aí...Um Soho com rebolado, um Marais descolado, um Village com molho carioca, que é o nome do rio que passa por baixo da Rua das Laranjeiras. Sem falar que lá em cima no Cosme Velho fica o bondinho para o Cristo Redentor e tem mais: o Largo do Boticário, o Museu de arte Naïf, e o lugar - não mais a casa infelizmente- em que o nosso bruxo - o grande Machado de Assis morou. Sem falar na editora Objetiva que faz muito tempo montou seus escritórios aqui.
Fiquei calado enquanto ela procurava mais coisas bacanas do bairro,
Tem o Instituto Nacional de Educação de Surdos , a Clínica Perinatal onde nasceu o filho do Ronaldinho, a Rua Alice, a Casa Rosa.... (aí eu cortei)
- Mas a Sylvia tem todo o direito de não querer sair do conforto de sua casa sensacional . Lá estão as coisas dela, os objetos afetivos...
- Que objetos afetivos coisa nenhuma, ela quer é ficar no bem bom. Se ela muda para Laranjeiras a novela fica até mais interessante. A vizinhança de jornalistas, artistas plásticos,escritores, designers, músicos, aquele baterista da Estelita Lins, o flautista que embala as tardes do bairro com aquelas melodias, os miquinhos que descem pelos fios das ruas fazendo algazarra...tudo isso iria enriquecer a novela.
Aí eu concordei, aquela casa da família do "falecido" 171 em crise existecial, Raul Cadore - fica muito isolada. E parece que o pessoal só sai de lá para ir à Lapa. Que figura como o único bairro onde existe algum movimento nessa cidade em transe. Fora da Lapa, só a Estudantina que por sua vez está em todas as novelas da Glória Perez. E merece estar.
Ficamos nesse papo enquanto o feriado de Tiradentes que levou muita gente a enforcar mais uns dias estava acabando embaixo de uma chuvinha chata.
Ela me adiantou que a vaca que ela tinha botado no jardim foi recolhida pelo serviço de proteção aos animais . Botou culpa no conselho consultivo do Condimínio do Barulho"
- Eles são de direita e só acham sagrado o vil metal!
E os dalits? Perguntei
-O choque de ordem botou tudo num abrigo, mas eles voltam, eles voltam aos pouquinhos e vamos transfomar a piscina do Condomínio num belo Ganges com suas águas purificadoras.
Foi aí que minha mulher chegou depois de orar pela paz mundial e trouxe novidades sobre o Nirvana e como faremos para chegar lá. Minha vizinha chavista achou o tema muito cacete, e se mandou esbaforida para mais um capítulo de sua novela. Nesse enredo ela é a heroína - que como uma Anita Garibaldi dos tempos pós-modernos , vai invadir e tomar a Globo, junto com os velhinhos brizolistas da brigada " O Tempo e o Vento", que jogam dominó na pracinha do Politburo. Diz ela que o projeto é transformar a "Vênus Platinada" numa produtora de novelas full time, com o intuito de tornar menos difícil a vida dos nossos companheiros cubanos que adoram as novelas Globais e sofrem as agruras do insano bloqueio norte-americano.
Hasta la victoria final!

4 comentários:

ze disse...

Liber, tem o cara que vende miúdos, fígado principalmente, na esquina da praça com chafariz. Esqueci o Ben Gurion na lista dos revolucionários daquela época revolucionária. Muitos judeus não queriam fazer o estado de Israel porque Israel seria uma utopia político religiosa, um lugar celeste inacessível. Claro que a Palestina tb deve existir. felicidades.

LIBERATI disse...

Pois Ze, ele não vende mais fígado - agora faz uma espécie de manjar- acho de cuscuz de tapioca e vende suco. Mudou de ramo. Ele já é uma instituição do bairro, está aqui acho que desde a época em que tinha realmente laranjeiras na fazenda que esse bairro era. Minha vizinha esqueceu de falar dos colégios de Laranjeiras, famosos desde aqueles que começam lá no Largo do Machado, que também está cheio de encantos. A Rua do Catete, maravilhosa com suas casas do século XIX. O Palácio do Catete, os sebos enfim ela poderia ampliar as delícias de uma novela ambientada em Laranjeiras. Acho que uma novela foi ambientada aqui, acho que foi Sol de Verão que usou um bar que acho que não existe mais que tinha uma árvore dentro dele que saia pelo teto numa rua perto da praça Ben Gurion, na esquina tinha uma loja de brinquedos, a Rozenlândia, que virou açougue e depois mercadinho. Tinha também a peixaria que acabou ...tem a Academia Julio Veloso, o Miraflores e outras academias de ginástica...tem o Mercadinho São José, maravilhoso local que tem uma carne de sol espetacular e outros bares lá dentro...Nossa vizinha chavista anda com a memória meio falha ultimamente.
grande abraço

Anônimo disse...

Liberati,
adorei!!!!!

LIBERATI disse...

Caro anônimo, obrigadão pelo incentivo- mas o crédito é todo da minha vizinha chavista. Ela é danada!
um abraço