4.4.09

Takshila,Taxila ou Takkasila - Um texto do Ze, enfim!



Em um comentário neste blogue, Ze me informou acerca da curiosa cidade chamada Takshila, que fica no atual Paquistão. No site trekearth fiquei sabendo que há milhares de anos atrás Takshila foi a capital do reino de Gandhara (creio na antiga Índia) e que esta cidade se tornou popular pela fineza de seus escultores. Neste site (http://pt.trekearth.com/gallery/photo379936.htm) aparece uma cabeça de Buddha feita por Champika Wijayatunga que mostra o primor desses trabalhos.
Foi em Takshila que surgiu uma das primeiras Universidades no ano de 700 antes de Cristo.
Ze nos enviou fotos do sítio arqueológico que se encontra nesta cidade e também um pequeno texto que publicados abaixo. (valeu Ze)


Ao redor da construção redonda muitas relíquias foram escavadas por Marshall, John , no início do séc. XX : uma caixa em pedra sabão com outra caixa de prata dentro e dentro desta última outra caixa de ouro : dentro no âmago das três caixas, pérolas e ossos, pó de ossos, relíquias de Gautama mesmo ou de um dos Santos que aparecem nos Jatakas. Várias relíquias sacras assim guardadas foram encontradas ao redor - terra santa, do budhismo e do hinduísmo. Ho-je estão estas relíquias em outras Sanghas (Igrejas) do/no Oriente. Taxila / Takkasila foi destruída pelos hunos que na mesma época destruíram Roma : séc. V A.D. Falava-se e escrevia-se nela uma língua derivada do aramaico (claro que também as línguas orientais) que sobreviveu em inscrições. Por esta e por outras razões a presença Ocidental é marcante. É um centro espiritual que unia, une, Oriente e Ocidente
(NR - Ze escreve um blogue de nome jatakas no seguinte endereço http://vidasdebuddha.blogspot.com/)

Nenhum comentário: