8.5.09

"Brasileirão" no Prison Break?


Na Tereceira temporada de Prison Break, Michael Scofield está numa prisão chamada Sona no Panamá. Que na verdade deveria se chama "Zona", porque aquilo é o fim do mundo. A espelunca é tão braba que, numa rebelião, os presos tomaram conta de tudo, espalharam o terror a tal ponto que os carcereiros cairam fora e em seguida, os que ficaram vivos, pediram demissão. Nessa "temporrada" da série (que é muito boa, mas caiu de nível em relação às anteriores)o pessoal que escreve o seriado desrespeitou o bravo povo Panamenho. A série mostra um acentuado preconceito com os latinos e o pessoal do seu "quintal"- com sua cultura, e mesmo com suas instituições políticas. O Panamá parece ser a tal da "Zona". Mas o curioso e sensacional dessa terceira temporada é que aparece bem rapidinho, de relance mesmo, um jogo do Grêmio contra o Fluminense, provavelmente do "Brasileirão". A cena aparece na TV que "Lechero", o bam bam bam de Sona assiste com outros rapazes de boa família. Dá-lhe "Brasileirão"! ( O campeonato mais chato e longo que já vi na minha curta vida de crítico esportivo amador)
NR: 1- a terceira temporada teve apenas 13 episódios por causa da greve de roteiristas americanos de 2008.
2- Segundo o ator Wentworth Miller , que faz o papel de Michael Scofield, a prisão de Sona - que aí em cima eu disse que deveria se chamar "Zona"- foi inspirada numa prisão brasileira que parece ter sido dominada pelos presos numa rebelião e os guardas ficaram do lado de fora, só atirando naqueles que se aventuravam a fugir. Como se vê o Brasil está importando modelos para a ficção americana. A ação de toda essa terceira temporada que se pasa em Sona, foi rodada no Texas.
Miller deu essa informação na parte dos Bônus do DVD. Antes aparece a atriz cubana Danay Garcia que faz o papel da mocinha Sofia Lugo (namorada do enigmático James Whistler nessa temporada) muito deslumbrada, diz que ficou emocionada ao ser convidada para trabalhar em Prison Break, que não dominava muito bem o idioma inglês, mas que se ambientou muito bem na representação de um Panamá repressivo, pois lembrava muito a falta de liberdade que tinha na sua terra natal.
Minha vizinha chavista achou isso um desplante da cubanita.

Nenhum comentário: