16.5.09

Dica do Gerdal: Arthur Verocai, na raia de João Donato, faz rara aparição, hoje, em show instrumental


Engenheiro civil formado pela PUC-Rio, o carioca Arthur Verocai, ainda universitário, já participava com destaque daquela fervilhante era de festivais do final dos anos 60, contando, em 1968, com uma também carioca e principiante Beth Carvalho na defesa bem-sucedida de duas músicas suas com Paulinho Tapajós - "Lá Vem Ela" e "Tá na Hora" - no Festival Universitário de Música de Porto Alegre - e, inversamente, com uma intérprete gaúcha, Elis Regina, já popularizada com o sucesso de "Dois na Bossa" (com Jair Rodrigues), na defesa de "Um Novo Rumo", feita com o ótimo pianista, também gaúcho, Geraldo Flach, no Festival Universitário do Rio de Janeiro. Ainda com Paulinho Tapajós, parceiro e amigo de adolescência vivida em Botafogo, do qual foi professor de violão, participaria, no mesmo 1968, do Festival Internacional da Canção com O Quarteto interpretando de ambos "Saudade Demais", que, em 2002, marcou o retorno de Arthur Verocai a um disco próprio, de músicas suas, o qual revelaria uma cantora para ouvidos apurados, Sanny Alves, filha do contrabaixista Luiz Alves. Antes, Verocai fizera apenas um registro em disco, em 1972, pela Continental, um elepê raríssimo, disputado a tapa por colecionadores e altamente cotado no mercado de usados, apreciado pela modernidade então lograda, da concepção aos arranjos, um diamante singular no porta-joias da MPB.
Violonista seguro e arranjador inventivo, Verocai foi diretor musical da TV Globo nos anos 70, atuando como arranjador de programas como o musical "Som Livre Exportação" e os humorísticos "Chico City", com Chico Anísio, e "A Grande Família", além de criar trilhas incidentais e temas de abertura para novelas. Mais tarde - e por longos anos - , foi um requisitado jinglista, prestando serviço a empresas de grande prestígio, até mesmo com um longevo estúdio próprio, o Estúdio V - Casa do Som. Ele toca no Leblon (informação abaixo) neste sábado, 16 de maio, às 23h, como um convidado muito especial do show de João Donato, "Donato na Raia!" Um cantinho, um violão... e um "velho piano" que toca mais, sempre mais.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.

Sábado, 16 de maio

Show duplo no ESCH CAFE, Rua Dias Ferreira, 78 - Leblon

Charles Rio Jazz Group
apresenta:

Às 21:30h : "Conexão França Brasil"
Jazz e bossa com um toque francês
Artista convidada: Cécile Taquoi

Às 23:00h: "Donato na Raia!"
MPB: Homenagem à João Donato
Artista convidado: Arthur Verocai

Couvert artístico: R$ 35,00 (dá direito aos dois shows)

ESCH CAFE - Reservas: tel 2512 5651
(A ilustração deste post é a capa do Cd "Encore" de Verocai)

2 comentários:

TS disse...

Tem tempo q não vou ao Rio... estudei c/ um ESCH, não sei se é o mesmo, e não havia este Café qdo morei no Leblon... ainda estou procurando o título/autor do tal curta tcheco, pois perdi o letreiro inicial, só sei q era legendado em francês... ah, a cena não se passa num bar, e sim numa loja de conveniência e o cliente tinha acabado de perder um irmão no Iraque, daí ter se ofendido c/ a citação na camiseta...

Imagina uma garota certinha, veste a primeira camiseta q encontra p/ ir à padaria, e na frente tem escrito "Me pega."; aí um engraçadinho na rua mete as mãos nos peitos dela e... leva uma bolsada na cara! A situação é parecida ao do filme, c/ agravantes circunstanciais: a citação do pensador alemão, a guerra no O.M., a perda pessoal, etc.

Importante:
o marrãozinho agradece de coração ter sido lembrado honrosamente em seu blog!
Bijus.

LIBERATI disse...

Querida Tinê, você ainda vai descobrir o nome do filme.
O nosso bloguinho que ficou honrado com a presença alegre do "marrãozinho", ô porquinho simpático, sô!
bjs