11.5.09

Dica do Gerdal : "É Batata!": Simone Lial e Tio Samba de volta ao CCC, toda terça de maio


Repasso abaixo, mais uma vez, com satisfação renovada, o recado do "É Batata!", um show supimpa sobre Carmen Miranda com a rapaziada de Niterói musicalmente esperta e muito bem entrosada do Tio Samba e uma moça que nasceu para cantar divinamente, com ótima presença de palco, Simone Lial. Vi o espetáculo duas vezes e, até o final da temporada ("flyer" acima - texto de divulgação abaixo), no CCC, vou ver de novo. Vale a pena.
Se a inversão de valores no país, de modo geral, não grassasse também no âmbito da música popular, esse show seria destaque natural na vitrine cultural de massa do Rio de Janeiro e do país, não apenas pela figura carismática de Carmen, mas também pelo período retratado - musicalmente rico e de apelo popular espontâneo (sem as barras tão forçadas de agora na grande mídia), quando Dorival Caymmi, Ari Barroso, Assis Valente, Synval Silva, Lamartine Babo, André Filho e Alberto Ribeiro, entre outros, salientavam-se pelo valor que efetivamente tinham como compositores e por isso eram distinguidos, por extensão de mérito, com o aplauso caloroso dado à intérprete notável. Na condução do "É Batata!", que tem direção musical do jovem e talentoso trombonista Fabiano Segalote, o "crooner" do Tio Samba, Carlos Mauro, faz comentários oportunos e informativos a respeito das músicas apresentadas, um "upgrade" no "tabuleiro da baiana" dessa produção não-americanizada, que está mais pro nosso velho e bom camarão ensopadinho com chuchu.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
***
Amigos!!! Não percam nossa temporada em maio no Centro Cultural Carioca. Nossa visita ao maravilhoso repertório da Cantora Maior dos anos trinta está sendo para todos nós do Tio Samba uma incrível oportunidade de plena diversão para nós mesmos e para o nosso querido público.
Confiram vocês mesmos, numa prévia do que espera por vocês no CCC, visitando os links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=WlluS09S7sE
(Disseram que voltei americanizada)

http://www.youtube.com/watch?v=0uOJnl5Er0U
(Adeus batucada)

http://www.youtube.com/watch?v=cXH3ycWqxho (Na baixa do sapateiro)

http://www.youtube.com/watch?v=SQuSgrIlsq0
(Camisa listada)

http://www.youtube.com/watch?v=OdCrBStsCb4 (No tabuleiro da baiana)


http://www.youtube.com/watch?v=wcKbyySeBhI (Pot-pourri de marchas juninas)

Um abraço,
Carlos Mauro.
***
Tio Samba festeja os cem anos da maior cantora dos anos trinta no Centro Cultural Carioca em todas as terças de maio
Local: Rua do Teatro, 37 - Centro - Rio de Janeiro
Datas e horário: Todas as terças-feiras de maio de 2009 (dias 5, 12, 19 e 26), às 21h
Couvert artístico: R$ 20,00
Telefones para reservas de mesas: 2252-6468 - 2242-9642
Na qualidade de "orquestra típica de samba", o Tio Samba apresenta novamente no Centro Cultural Carioca o espetáculo "É Batata!", que comemora o centenário de nascimento da maior cantora da Era de Ouro, interpretando, com novos arranjos, sambas de seu repertório, alguns deles clássicos populares como "Na Baixa do Sapateiro", de Ary Barroso, "Alô, Alô", de André Filho e "Adeus Batucada", de Synval Silva, e outros não tão conhecidos como "Fon Fon", de Braguinha e Alberto Ribeiro, e "Gira", também de Ary Barroso.
Neste show comemorativo, o Tio Samba destaca um universo não muito explorado em outras homenagens à cantora: os duetos. Dessa forma, grande parte das músicas do espetáculo será interpretada em conjunto, muitas vezes de forma teatral e hilariante, por Carlos Mauro e Simone Lial, cantores do grupo.
As apresentações desta nova temporada no Centro Cultural Carioca terão uma diferença importante em relação àquelas anteriormente realizadas em homenagem à intérprete de "Taí": os shows serão realizados em duas partes, com um pequeno intervalo entre elas. A primeira parte será dedicada exclusivamente ao repertório comemorativo; a segunda terá repertório livre, reunindo sambas diversos, alguns já registrados no primeiro CD do grupo, "Quero ver", e outros nunca antes apresentados pelo Tio Samba.
A expressão "É Batata!", que dá nome ao show, era uma das gírias favoritas da intérprete de "Taí", que sempre a utilizava para dizer que alguma coisa era boa e valia realmente a pena. O espetáculo tenta reviver o espírito de 1930, um tempo em que tudo era alegria e os eventuais dissabores eram enfrentados com fina ironia e inspiravam obras primas da nossa música popular.
A intenção do Tio Samba também é a de apresentar um lado não muito conhecido daquela cantora que foi a maior e a mais ousada da música popular brasileira dos anos trinta. Uma faceta esquecida da memória do público brasileiro, traída pela imagem de humorista sul-americana propagada pelos filmes de Hollywood. Uma cantora excepcional, muito além da mulher que passou a usar um arranjo de frutas na cabeça.
O Tio Samba é formado por Carlos Mauro (voz), Simone Lial (voz), Marcio Contente (sax tenor), Whatson Cardozo (clarineta e sax alto), Fabiano Segalote (trombone e bombardino), Gilson Santos (trompete), Davi Nasa (tuba), Bernardo Dantas (violão), Thiago Cunha (cavaquinho), Marconi Bruno, Felipe Tauil e Daniel Karin (percussão).

Nenhum comentário: