10.5.09

Do fundo do baú - Ilustração proletária


Esta ilustração na década de 70. Eu não era profissional ainda, apenas corria atrás de alguns frilas em início de carreira. Tinha saído de um trabalho que fazia numa fundação que operava em bairros operários e favelas de Sampa. O traço segue a estética do que entendia por realismo socialista - inspirado no que lia nessa época de forma fragmentária e de certo modo falha. Um pouco das teorias de Gorki e um pouco de Luckács. O desenho foi feito em bico de pena mesmo, em nanquim sobre papel Schoeler Hammer poroso. Fiz um punhado de desenhos assim, inclusive cartuns. Quando mostrei para Chico Caruso e Laerte, pela primeira vez, na redação da Gazeta Mercantil- onde os dois trabalhavam naquele tempo - Chico disse para Laerte:- Tem um grafismo interessante! Laerte sorriu e assentiu com a cabeça. Foi um pouco antes de começar a colaborar com o jornal Movimento, que era editado por Raimundo Pereira.
(Clique na imagem para ampliar e ver melhor)

4 comentários:

TS disse...

"Interessante" é pouco!
Para um iniciante, a ideia e composição estão mto boas, desenho expressivo (traço à pena dá mais textura), e alude o movimento artístico em questão.

Que eu saiba, nem Chico Caruso, nem Laerte fizeram este tipo de grafismo.

LIBERATI disse...

Querida Tinê, fico feliz que tenha gostado do meu desenho do fundo do baú. Este desenho quase não tem linha, é todo construído por texturas feitas com a pena. Chico e Laerte me ajudaram muito, me indicaram caminhos, me chamaram para trabalhar no time deles. Sou muito agradecido aos dois, são dois grandes amigos que admiro muito.
bjs

Anônimo disse...

Brunão,
Eu lembro desse desenho. Eu classifico este desenho como uma rara obra de arte.
Uma obra para o MASP.
João Vitor/SP

LIBERATI disse...

Querido amigo João, você é uma pessoa muito generosa. Fico emocionado.
grande abraço, meu irmão,