26.5.09

Dica do Gerdal: Martinho da Vila divide palco com Gabriel de Aquino e o DNA do Samba


Andando pelo Largo do Machado e adjacências, costumava encontrar casualmente João de Aquino, que, numa dessas ocasiões, teceu loas à vocação de Gabriel de Aquino, seu filho, para o violão, dizendo que o rebento tocava uma barbaridade. Fiquei, naturalmente, curioso para vê-lo tocar, mas não tive ainda, sobretudo pelo meu horário de trabalho, essa oportunidade. No entanto, alguns amigos já puderam ver o Gabriel em ação, no palco, e ficaram abismados com a intimidade revelada por ele com as primas e os bordões, o que me fez perceber, lembrando tais encontros com o João, que não se tratava apenas de corujice artística de um pai virtuose. Além da dele, o rapaz reproduz, a seu modo e de modo consanguíneo, a excelência de outro vulto do pinho brasileiro, um varre-saiense que atendia simplesmente pelo nome de Baden Powell. Juntamente com o DNA do Samba, um conjunto de outros rapazes de valor embalados no berço esplêndido da obra-referência de seus ancestrais, Gabriel mostra a sua arte num show (flyer" acima)conduzido por Martinho da Vila, esse bibarrense multifacetado já consagrado por tantos sucessos na história da MPB. Um dos mais belos sambas dele, aliás, a meu juízo, mesclando na letra a revolta e a resignação de um casal numa situação-limite sugerida, foi feito justamente com João de Aquino, "Pensando Bem", numa gravação vigorosamente admirável de João e com um arranjo primoroso, "à la carte", de tão acertado.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
NR: Como a imagem do flyer está muito pequena para ler , aqui vão os dados do evento: O Show vai rolar no dia 26 de maio , às 19 horas no Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes, nº19 - Centro - Rio de Janeiro -(Abertura do teartro vai ser às 18,30 - ingressos R$10 - na bilheteria)
(De qualquer forma clique na imagem para ver se consegue ler alguma coisa com lupa. Juro que em algum dia vou escrever um ensaio sobre a arte dos flyers, pela Madonna!)

Nenhum comentário: