3.5.09

Minha vizinha chavista detona o fenômeno Susan Boyle


Desta vez minha mulher tinha se retirado na confortável cidade de São Paulo, para orar pela paz mundial neste feriadão, e eu não tive chances de escapar da minha feroz tele-vizinha. Ela interfonou logo cedo, eu mal tinha escapado de um pesadelo, onde era prisioneiro numa redação de jornal. Estava arranjando um modo de abrir as algemas colocadas no meus pés e atadas à prancheta quando toca o pi pi pi pi pi do interfone. Era ela:
- Bota aí nos seus "grogues" (acho dispensável dizer que ela se recusa a falar blogues, por pura implicância) que esse negócio da Susan Boyle é enganação!
Como? Perguntei alarmado. O mundo todo viu no youTube o desempenho da diva estéticamente incorreta. A cara de desprezo dos jurados, ( de disgusting , acho que seria o melhor termo). E depois aquela maravilha de voz soando ao cantar a música "I dreamed a dream" no programa de TV Britain's Got Talent. Como duvidar disso? Como desconfiar do fenômeno da escocesa cantante ?
-Pois é elementar, meu caro Watson. Ela replicou citando Sherlock Holmes, já que o assunto era para inglês ver. Você viu Shrek? A Bela e a Fera?
Não seja tão maldosa! Eu rebati na hora.
- Esse negócio da escocesa espaçosa é pura enganação. Já dizia o sociólogo Pierre Bourdieu, que não se deve confiar na TV, que ela mente, mesmo quando está dizendo a verdade. Mente por não dizer a verdade também, mas na maior parte das vezes,esconde a verdade por omissão... Você vai acreditar que aqueles jurados, todos putas-velhas... Você acha que eles não sabiam do talento da pobre senhora feia? Você acha que não teve seleção de "calouros" antes, e que ela mostrou que era do ramo nesse negócio mandar ver no gogó? Deixe de ser ingênuo!
- É, pode ser. Eu disse. Outro dia também recebi um e-mail com a indicação de um vídeo do youTube onde aparecia um gordote - um homem comum, desajeitado, coitado, que recebeu o mesmo tratamento desdesenhoso dos jurados, e do público e no final se mostrou um fantástico cantor de ópera. Acho que até que foi no mesmo programa onde Susan Boyle expoldiu.
- Se não explodiu, faltou pouco . Teve milhões de acessos no youTube, ganhou as TVs do mundo todo!Ela emendou de primeira.
- Mas não deixa de ser uma tremenda armação. É um truque baixo, onde você junta a feiúra ou o homem comum, sem atrativos mediáticos à beleza de sua voz, numa linda canção carismática, ou de uma outra forma de expressão e deixa todo mundo boquiaberto. "My God, como ela conseguiu isso"! É a reação imediata. Até o mágico do cirquinho mambembe sabe disso. Agora virou coisa global. A Susan, que não é boba nem nada, já aproveitou e deu uma melhorada no "look". (Ela sempre trata as celebridades pelo primeiro nome, sejam instantâneas ou não). Esse fonêmeno se deve no fundo ao preconceito que temos com as pessoas feias, ou mesmo com as pessoas comuns, desajeitadas. Ninguém acredita que daquele mato sai cachorro. E quando sai latindo maviosamente então, ah, é o espetáculo que desejamos ver.
E depois aparece aquele pessoal "psi" da mídia surfando na onda, falando que ela teve coragem de se expor, botar para fora daquela embalagem - digamos- mal ajambrada, seu ego lindo etc e tal. Que venceu a natureza- que não foi muito boazinha com ela e deu a ela aquela voz de canário. Que ela ousou com sua presença, seu anti-padrão estético e encantou a TV- que prima por selecionar pela beleza , oscambaus. E sempre tem um que vem com aquela historinha da pérola dentro da ostra. E mais que ela trouxe sua beleza interior e combateu bravamente em busca de seu sonho. Psicanalista no meu tempo interpretava sonhos. Agora deu para embalar sonhos de valsa! Sem essa jacaré!
Para finalizar , que eu sei que você está ocupado em decifrar o sentido da "impermanência, só vou dizer uma coisa: a mal fadada "Sociedade do espetáculo" é a base da tal da "Sociedade de Informação" que se fundamenta num blefe.Pensa que eu não ando lendo sobre o assunto? Depois da novela eu me agarro com os livos. Num deles, li que tudo começou na segunda guerra mundial, com a invencão do computador para decifrar códigos do inimigo, calcular a trajetória de projéteis balísticos e para afinar os cálculos da construção da bomba- atômica. Depois o bandido do "aparelhinho" acabou virando o maior vendedor do mundo. Compre seu chinelo Online! É claro que vende ideologias. Sei que graças a ele,(o computador) você escreve os seus "groguinhos" , se diverte e até aprende alguma coisa. Tem gente que ganha uns trocados com a internet. Mas não dá para deixar de dizer que "informação" sempre foi uma mercadoria e Susan é a mais nova mercadoria na gôndola do supermecardo mundial do entretenimento. Tem prazo de validade e tudo. Logo, logo aparece um novo fenômeno estranho para desviar a atenção do tédio , da monotonia de uma vida sem criatividade do capitalismo obseso e cansado de tanto trambicar. Querem colonizar o nosso futuro e o tempo livre , o tempo de lazer. O Bauman disse isso, e o que me espantou, é que foi nas páginas da Revista de O Globo de domingo passsado e não no caderno de livros. Parabéns para os editores da Revista! Esse Bauman também já tá virando arroz de festa,né?!

Com essa ela desligou e nem me deu chances de fazer a defesa da "mídia". Sei que ela tem mentido muito, ultimamente. Nos EUA , ela bancou a guerra do Iraque e leis que contrariaram os direitos humanos (tortura por afogamento e outras barbaridades) além de criar um caldo para a etonofobia. Acho que marcou bobeira nos meses que antecederam ao crash americano que contanimou o mundo.
Aqui no nosso país do futuro, nem quero falar, que não sou biruta. Eu queria dizer pra ela que por mais mentiras que existam, é melhor a ilusão de uma mídia mentirosa do que a verdade de uma ditadura. A primeira nos reserva o direito de mudar de canal , não comprar o jornal ou revista. Depois, queria defender o pessoal " psi", pois acho que o fato de ter psicanalistas escrevendo em jornais é algo positivo- agora, pelo menos o peixe vem embrulhado sem complexos. Espero que ela leia os meus "grogues". Assim ficará sabendo dos meus argumentos que tenho que engolir com o café "descafeinado" que acabei de fazer. Será que é descafeinado mesmo? Confesso que minha vizinha chavista botou a pulga da desconfiança atrás da minha orelha.

4 comentários:

Maysa disse...

Ah! Caro Lib,

De tão bom " o escrito" nem carece comentário,bicho.V. tá que tá!
Agora, a criatura " gato esverdeado" é um mimo.Queria um igual! Só para olhar.
Bjs

LIBERATI disse...

Querida Maysa, minha vizinha tá danada com essa Youtubada que a humanidade está entrando. A humanidade precisa de vez em quando de uma coisa dessas pra se sentir humanidade de novo. Esse gato verde ainda vai pintar o sete.
Bjs, bom dia e boa semana!

TS disse...

Meu caro Liber,
concordo em parte c/ sua vizinha:
a gata-velha-borralheira já tinha se mostrado meia-cinderela antes de ir ao ar;
os jurados encenaram, ou não haveria espetáculo.
A senhora cantante realmente impôs a voz, mas só mesmo os ingleses para se empolgarem tanto com o fenômeno!
E a macacada brasileira seguiu o rastro: recebi vários pps para entrar no vídeo, nem fiz questão (o que vi na tevê foi suficiente).

Já o gato verde, hehehe, eu tenho um assim... em madeira.
T-chau!

LIBERATI disse...

Querida Tinê, a mídia nunca foi tão mentirosa como agora, ou foi sempre e agora o pessoal está mais esperto?
Minha vizinha chavista não é boba não, tá danada com um monte de coisas aí. Eu ando com medo dela, saio logo cedo para comprar meu pãozinho quente na padaria, antes que ela interfone ou me pegue no elevador.
Quanto aos gatos, só gosto deles desenhados. Minha filha tem um, bonitão e gordo, mas vive longe da minha pessoa alérgica a pelo de gato.
bjs