9.5.09

Minha vizinha chavista quer ser demitida por Justus


Estou de queixo caído, não acreditei quando minha vizinha chavista apareceu lá em casa e não me procurou, como sempre faz - aos berros.
Dessa vez veio mansinha . Estranho! Pensei com os botões do meu pijama listrado!
Há algo de podre no reino da Venezuela!
Lá estava ela, na sala de meu apartamento falando baixinho com minha mulher. A antes ácida crítica do “sistema” nem se deu ao trabalho de me cumprimentar quando passei rumo à cozinha. Lá, montei meu posto de observação, enquanto saboreava meu café descafeinado. Desta forma captei alguma coisa da conversa. Ela, pasmem, falava de amor. Ao que parece, estava apaixonada. Uma espécie de recaída romântica à la Nelson Ned. Pois é, os brutos também amam!
- Quem mandou ele ter aquela cabeleira prateada, aqueles implacáveis e doces olhos azuis, aqueles ternos bem cortados e ainda por cima, para coroar tudo, aquela voz de canário belga e um repertório esplendoroso.
Diabos! Pensei comigo, de quem está falando essa mulher? O Chico Buarque tem olhos de ardósia, mas não canta como um canário - só se o canário for fanho. E mais, o Chico não está com o cabelo todo branco. O Caetano, apesar de sua voz maviosa, não tem olhos azuis e repertório então, anda meio chinfrin ultimamente. Claro, que não pensei nas obras primas que fez antes de Ce. Seria chover no molhado, o sujeito é um gênio. Será que ela estava falando do Hermínio Bello de Carvalho, com aquela cabeleira encaracolada? Nem deu tempo de pensar na quantidade de shampoo que ele deve gastar para mantê-la armada, pois escutei algo que me devolveu rapidinho à terra. Ela disse:
O Roberto está uma maravilha na TV! (ela sempre fala de celebridades tratando-as pelo primeiro nome, na maior intimidade). Além de tudo, é um verdadeiro deus do empresariado - um Apolo com caneta Mont Blanc em punho demitindo e cantando e seguindo a canção…
Foi aí que fui para a sala, e entrei na conversa.
- A senhora está falando de quem Dona..?(eu sempre me esqueço o nome dela)
-Do Justus, ora bolas! De quem posso eu falar, senão desse doce de coco da Record?!
Mas como foi que a senhora se encantou por um sujeito que deveria- em tese- ser seu inimigo? Um publicitário é um intermediário da classe burguesa - encarregado de vender seus produtos, adocicar a boca do proletariado, levar a classe operária para o paraíso dos Shopping Centers????? Onde estão seus princípios chavistas e bolivarianos?
-Foi sem querer, meu filho. Coisas do coração…. Tinha terminado o capítulo de “Caminho das Índias” e eu dormi no sofá. Meu gatinho Chulé , nesse ínterim ficou brincando com o controle remoto, e eis que acordo lá pela meia- noite com a TV ligada no canal do Bispo, e vejo esse pedaço de mau caminho cantando. Pensei que era um, sonho, mas não era. Ele cantava para seus futuros demitidos do progama “Aprendiz 6 -Universitário”. Tava dando uma palhinha. Unindo o útil ao agradável, entende? O que posso fazer? Gamei!
- A senhora sabia que ele é casado? Tentei jogar um balde de água fria naquele entusiasmo demente.
- Não importa. Ela disse.- Não sou ciumenta. Eu quero que ele, na próxima temporada me dê uma chance e bote no ar um “Aprendiz 7 - Terceira idade”. Vou ser uma das primeiras a me inscrever. Quero ser demitida pelo Roberto Justus. Quero respirar o mesmo ar que ele respira. Deve ser “Perrier”. Não existe água “Perrier”? Pois o ar dele deve ser de grife. Ô homem chic, meu Deus! “Paixonei”, e agora lá em casa ouço direto o CD “Só Entre Nós”, que ele gravou. Comprei pela internet , tava baratinho. Para ser justo, deveria ser mais caro. Ele merece preço de CD importado. O disco é um mimo, ele canta todas as canções num inglês de Oxford. Faz dueto com Aguinaldo Rayol, Paulo Ricardo e sua irmã Cathy.
Olha só o repertório da fera : What a Wonderful World - que me leva às lágrimas. I’ve Got You Under My Skin - que eriça todos meus pelos. Unforgettable que é impagável . Mas o que me transporta mesmo, é quando ele canta Yesterday. Em Perhaps Love, eu me solto e em seguida me embalo na sequência de Can’t Take My Eyes off of You, Always on My Mind, Your Song e Tonight’s the Night . Quando ouço Something , sua voz me leva aos pés de Lord Ganesha . Mas nada se compara à sua interpretação de My Way, nela, ele supera Sinatra , que por sinal também tinha olhos azuis. E por fim, em California Dreaming eu entro num surto lisérgico, deliro, vejo coisas flutando no meu apartamento, meu gato Chulé derrete e mia em ré maior! A tosse do vizinho do 7º andar não me incomoda mais e o mundo me parece um lugar bom de se morar. Agora estou esperando o CD nacional dele. Imagino Roberto cantando um pagodinho, um baião!
Ela estava danada, falou que o Walter Longo e o Cláudio Forner também não eram de se jogar fora. Sem dúvida estava com os hormônios em ebulição, ou deve ter fundido suas placas amilóides. Só uma coisa dessas podia explicar aquela crise ideológica - aquele erotismo tão politicamente incorreto.
Botei a mão na testa dela, estava fervendo.
Corri para a vitrola e botei um disco da Mercedes Sosa para ver se revertia a situação…Talvez mudando de música a coisa voltasse ao normal…No caso dela, ao anormal…Foi aí que ela me deu alguma esperança, levantou e saiu dizendo :- Aquelas duas meninas, a Marina e a Maytê deram uma de traíra pra cima do pobre do Álvaro no último progama “O Aprendiz 6″que vi na quinta-feira. Só porque o menino disse que queria mesmo é um milhão na conta dele! Que pouco estava se importando com o estágio que o Roberto estava oferecendo!? Falou isso em privé, entendeu?
As garotas entregaram a cabeça do rapaz na bandeja! Quem vai confiar numas meninas dedo-duro como essas?
O Roberto precisa abrir os olhos, dessa vez ele premiou as najas…ah! isso é na novela da Glória…Fui!


Aliviado, vi nisso um começo da recuperação daquela feroz tele vizinha que eu conhecia…vamos ver se ela melhora nos próximos capítulos…O programa está quase no fim, faltam uns 7 para ele demitir. O problema é que seis são mulheres…um perigo para o coração da minha querida vizinha chavista.

2 comentários:

TS disse...

Chulé? Devia o gato chamar-se Fidel! Ou Salsa. Salsitto.Sofrito, o molho típico dos hispano-latinos: cebola, alho, tomate, jalapeños!

Sua vizinha é indispensável: vc escreve "solto", "leve", apesar das ideias estranhas e de "contramão" dela, e de pensar q canário belga canta, ao contrário do canário-da-terra, este sim, canta maviosamente (ui, q termo mais "terceira-idade")
Qdo a paixão bate, falling love! não importa a aparência.

notinha:
zoioazul por zoioazul, prefiro o do Pitt: canta s/ precisar abrir a boca: basta a mulherada olhar pra ele.
Buarque, o cantor fanho: ótimo!

LIBERATI disse...

Querida Tinê, Chulé é um gato proletário, recolhido nas ruas de Laranjeiras. Mia sempre desafinando.
Minha vizinha, com essa crise ideológica romântica vai me dar trabalho. Ela quer abandonar o projeto de tomar a Rede Globo para transformá-la numa produtora de novelas o tempo inteiro! Os velhinhos brizolistas da praça do dominó marcaram um reunião do "Politiburo"
Veja só, "paixonou" pelo Justus! E pior pelo CD dele! Quero fazer uma ressalva aqui.Acho Chico Buarque um gênio da Música e da Letra. Só acho que ele não canta bem, mas creio que dá pro gasto.
bjs