24.6.09

Dica do Gerdal: Ricardo Vilas canta, nesta quarta, no CCC, em show retrospectivo da melhor qualidade



Com grande satisfação, repasso o recado abaixo acerca do lançamento, hoje, quarta-feira, 24 de junho, às 20h, no Centro Cultural Carioca, do CD e DVD do cantor, compositor e violonista Ricardo Vilas, que, além de valorosa banda, contará com a participação especial de Kay Lyra, Maurício Maestro e David Tygel, os dois últimos integrantes do Boca Livre, os quais, antes, com o próprio Ricardo e o recém-falecido Zé Rodrix, compuseram o Momento Quatro, que acompanhou, em 1967, Edu Lobo e Marília Medalha na vitória de "Ponteio". Apesar da efervescência cultural daquela época com os festivais, os anos eram de chumbo no país, na área política, e Ricardo, pouco depois exilado, conheceria na França uma capixaba criada em Recife, atriz que se tornara cantora e compositora, Teca Calazans, com a qual, formando a dupla Teca & Ricardo, faria, no país de Maupassant, um importante trabalho de divulgação da nossa diversidade rítmica, lembrando, sob esse aspecto, a lida, também na França, há muitos anos, de uma cantora brasileira de fibra e encantamento, Nazaré Pereira.
Entre outras músicas, vale a pena rememorar, nos supracitados CD e/ou DVD, o sucesso de "Aguaceiro", de Teca Calazans e Ricardo Vilas, gravado por eles no elepê "Povo Daqui", de 1980, que, além de Ricardo, teve arranjos de Guerra-Peixe e Eduardo Souto Neto. Enfim, 40 anos de carreira desse combatente do bom combate da nossa música popular sintetizados logo mais, no CCC, num show vigoroso e cativante.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
***
24 JUN | Quarta-Feira 20:00h / Couvert Art.: R$ 15.00
O Salão abre às 19h00 / Centro Cultural Carioca
rua do Teatro, 37
Centro
RICARDO VILAS
40 anos de MPB
banda:
Domingos Teixeira (violão), André Freitas (piano),
Geferson Horta (baixo) e Luisinho Sobral (bateria).
Participações especiais de David Tygel, Mauricio Maestro e Kay Lyra
Em Paris, onde viveu por muitos anos, Ricardo formou uma dupla célebre com a cantora Teca Calazans, com quem também compôs muitos títulos e excursionou por várias partes do mundo. Juntos e/ou individualmente, Teca e Ricardo tornaram-se talvez os principais ícones da Música Brasileira com visto de residência na França. Tal sucesso, no entanto, jamais fez com que Ricardo perdesse a sintonia com a vida musical brasileira: pelo contrário, seu trabalho de compositor ficou cada vez mais antenado com o que aqui se fazia, tal como se ele jamais tivesse posto o pé fora do país. Isso lhe permitiu criar uma obra vasta, inquieta, criativa e de forte brasilidade: uma obra que agora completa 40 anos e é comemorada não só neste CD, como também num DVD de mesmo nome, que a CPC-UMES igualmente orgulha-se de estar lançando.

Nenhum comentário: