7.6.09

Dica do Gerdal: Tibério Gaspar encerra, neste domingo, minitemporada de shows em Ipanema


"Quem vem na dança/tem lua cheia, cheia de esperança/tem brincadeira e vale ser criança/agora é hora de esquecer a dor/e a batucada vai saindo nas ruas/quem era triste já não chora tanto/quem não sambava, pelo menos, canta/e a tristeza já virou canção/e a serpentina serpenteia a cidade/confete colore o chão/desfila a felicidade/na passarela puxando um cordão..."
Creio que todos nós tenhamos uma parada de sucessos interna, com músicas recorrentes na mente, as quais, por alguma razão especial, por vezes até mesmo indecifrável, tocam, de jeito, o nosso sentimento e a nossa alma, sobrepondo-se a tantas outras igualmente atraentes. No meu caso, uma delas, de versos parcialmente supratranscritos, vem da formidável parceria de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Ouço a marcha-rancho "Alegria de Carnaval" desde quando foi lançada - talvez na gravação de 1968 do quarteto O Grupo -, sensibilizando-me a cada audição, particularmente na regravação de, a meu juízo, um dos melhores cantores brasileiros de todos os tempos, Luiz Cláudio, que, por desânimo, infelizmente, afastou-se do disco e do palco. O belo arranjo, suave, plenamente afinado com o espírito poético da canção, para essa faixa do elepê "Intimidade", do cantor mineiro, foi feito por Antonio Adolfo, parceiro de Tibério Gaspar em muitas músicas desde 1967, com "Caminhada". Com essa primeira composição, participaram nesse ano do II FIC - Festival Internacional da Canção -, na TV Globo, e contaram com a interpretação do já falecido cantor e, depois, ator Eduardo Conde e da hoje psicóloga Iracema Werneck, cantora que também brilharia, no ano seguinte, no programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, como segunda colocada, e há anos desfrutando da calmaria de Conservatória, distrito de Marquês de Valença, no interior fluminense, onde mora.
Filho de uma ex-professora de artes plásticas da Escola Nacional de Belas-Artes, Tibério Gaspar encerra, hoje, 7 de junho, às 22h30, minitemporada no Vinicius, em Ipanema, fazendo show retrospectivo de carreira ("flyer" acima). Certamente não faltará a lembrança de "Sá Marina", também da lavra com Antonio Adolfo, um dos maiores sucessos de Wilson Simonal, e muito regravada, como nos EUA, com o título "Prettty World", por Stevie Wonder - com versão feita pelo casal Alan e Marilyn Bergman. Uma toada que marca a infância do carioca Tibério, em Anta, distrito de Sapucaia, também no interior fluminense, e inspirada em Brasilina, então uma jovem e bela professora da localidade.
Um bom domingo a todos. Muito grato pela atenção à dica.

Nenhum comentário: