15.7.09

Dica do Gerdal : A alma cabocla de Hekel Tavares na varanda musical de Ana Salvagni - encanto e singeleza, nesta quarta, em Sampa


Oxalá os cariocas tenhamos a mesma sorte dos paulistanos que, nesta quarta, 15 de julho, e na seguinte, 22 de julho, poderão ouvir, num bar de Pinheiros, o canto mavioso e embalador de Ana Salvagni, uma das principais intérpretes surgidas na cena musical de São Paulo dos anos 90 para cá. Ainda no final da década passada, após participar do Duo Anagrama com o saudoso violinista, rabequista e compositor José Eduardo Gramani, essa paulista de Taquaritinga entrava com o pé direito no terreno fonográfico, lançando um CD autoproduzido em que a músicas feitas por compositores intelectuais, como o "sui-generis" professor de linguística Luiz Tatit, juntavam-se outras, como modinhas e cantos de trabalho, de inspiração rural. Em 2005, com o segundo CD, "Avarandado", cujo título vem da belíssima toada de Caetano Veloso, Ana acentuava o pendor interiorano da sua expressão vocal, reencontrando-se, quem sabe, no plano simbólico, com aquela menina criada com liberdade na cidade natal, na fazenda do pai, o qual compunha e tocava piano e sanfona; ela acostumada a ouvir cantoria das boas em reuniões caseiras, nas quais prevaleciam a singeleza e o encanto de canções marcantes do passado e bijus da tradição oral. Uma reminiscência familiar da qual surgiria o mote para o excepcional CD atual, "Alma Cabocla", lançado há pouco e altamente elogiado pela crítica especializada do Rio e de Sampa, em que se homenageia o maestro e compositor Hekel Tavares, morto há 40 anos. "Favela", "Guacyra" e "Sussuarana" são canções desse insigne alagoano que fazem parte da memória afetiva de Ana, também conhecidas desde a infância pela voz bem colocada da mãe, uma professora. Viabilizado com recursos da Petrobras, "Alma Cabocla" resulta do aprofundamento da pesquisa que Ana empreendeu sobre a obra de Hekel - ora popular, ora erudita -, uma lembrança de brasilidade solar que norteia os shows noturnos que fará, nos dias citados, na capital paulista ("flyer" acima). Casada com o ás da viola caipira Paulo Freire, residente em Campinas e formada em regência pela Unicamp, Ana, entre outras atividades, ainda desenvolve um importante trabalho, nessa área, à frente do Coral Municipal Em Canto, de Morungaba, após ter orientado vários outros de municípios diversos de São Paulo.

Ana Salvagni é uma cantora de voz doce e cristalina. Alagoano de Satuba, Hekel Tavares foi compositor refinado, situado entre a música popular e a erudita. No CD Alma Cabocla, em interpretações e arranjos de beleza ímpar, a cantora valoriza as preciosidades do mestre e traz à tona temas menos conhecidos, feitos na medida para sua voz. “
Lauro Lisboa Garcia - Jornal O Estado de São Paulo, 22/04/2009

Nenhum comentário: