23.8.09

Dica do Gerdal : Adriana Moreira, Karla da Silva e Ilessi, neste domingo, no Trapiche Gamboa - show em louvor das nossas iabás de negra voz


A exemplo de Fabiana Cozza, também doce e acolhedora como ela no trato pessoal, Adriana Moreira é expressão em tom maior do melhor samba feito hoje em Sampa, identificado, em ambos os casos, por timbres peculiares que as tornam inconfundíveis à audição. Ainda como Fabiana, cujo pai, Oswaldo Santos, por muitos anos, foi destacado puxador de samba da Camisa Verde e Branco, Adriana é paulistana de famíla da comunidade da Barra Funda, igualmente ambientada, desde menina, no recorrente ziriguidum da quadra dessa escola de samba. Desde a sua participação, em 1996, no comecinho da carreira, no CD "O Cúmulo do Samba", de Carlinhos Vergueiro, até hoje - com ênfase, em 2006, no lançamento do CD "O Direito de Sambar", todo ele com músicas do indispensável baiano Oscar da Penha (Batatinha) -, Adriana Moreira vem palmilhando, com brilho, quase sempre com os pés descalços, um caminho sem enganação por palcos brasileiros, sobretudo os paulistas, sob refletores próprios de talento. Aliás, como a bem calçada Fabiana, do mesmo jeito, por tantos palcos, com verdade e honestidade na interpretação e na voz.       
          No show, "Iyabás", que fará, neste domingo, 23 de agosto, às 19h, no Trapiche Gamboa" (flyer" acima e informação abaixo), além de Glória Bomfim, em participação especial - de ótimo CD, "Santo e Orixá", já lançado, no mesmo lugar, há alguns meses -, Adriana contará com a companhia especial de duas gratas revelações do samba carioca da gema: Karla da Silva e Ilessi. "Caprichosa" de Pilares, cuja quadra conhece desde menina nesse bairro onde foi criada, Karla da Silva, cheia de luz como ela só e dona de um dos mais bonitos e cativantes sorrisos do mundo do samba, é também violinista, formada pela Escola de Música Villa-Lobos, e "lady crooner" da Orquestra Popular Brasil de Cara, formada em maioria por estudantes de música da UFRJ. Ela, que provém de uma família musical - neta de avô chorão, sete-cordas, e sobrinha de Irene Kendal, cantora bem rodada na noite carioca -, é formada em Letras e prepara para 2010 o primeiro disco solo, em clima de comunhão rítmica da nossa melhor MPB, religando-se dessa forma, simbolicamente, com o quintal da infância, rico dessa sonoridade. Quanto à Ilessi, que já pude destacar em outras linhas de recomendação, maior do que a importância que já tem, como cantora de samba admirada na nova geração, é a importância que está por vir - em breve -, quando houver o lançamento do seu CD de estreia, "Brigador", só com repertório ainda inédito de Paulo César Pinheiro e Pedro Amorim. "Ô sorte!" Não é pra qualquer uma.
          Um bom domingo a todos. Muito grato pela atenção à dica.

Adriana Moreira, Ilessi e Karla da Silva em:
"IYABÁS - Uma homenagem às cantoras negras brasileiras - Alaíde Costa, D. Ivone Lara, Elizeth Cardoso e Glória Bomfim."
O show “Iyabás” - palavra em Iorubá que significa “rainhas"; termo que também se refere aos Orixás femininos - é uma celebração às grandes cantoras negras brasileiras representadas por quatro grandes divas: Alaíde Costa, D. Ivone Lara, Elizeth Cardoso e Glória Bomfim.
Adriana Moreira, Ilessi e Karla da Silva escolheram como representantes tanto cantoras cujo trabalho seja mais ligado à cultura negra brasileira, como cantoras ligadas a gêneros musicais variados, o que dá diversidade ao repertório do show.
A noite contará com clássicos e canções menos conhecidas do repertório das homenageadas, além da participação especialíssima de Glória Bomfim.
Músicos: Rafael Mallmith: Violão e arranjos; Dom Oliveira: Violão, bandolim, cavaquinho e arranjos; Pedro Aune: Baixo acústico; Monica Ávila: Sax e flauta; Jorge Alexandre: Percussão; Edgar Araújo: Bateria e percussão
 
Mais informações no flyer.
Esperamos por vocês!
 
ADRIANA MOREIRA - www.myspace.com/adrianamorera
 
ILESSI - www.myspace.com/ilessi
 
KARLA DA SILVA - www.myspace.com/karlavozes
 
GLORIA BOMFIM - www.myspace.com/gloriabomfim

 

Nenhum comentário: