28.8.09

Dica do Gerdal: Copacabana Palace celebra o Beco das Garrafas numa série de shows com grandes músicos


Prezados amigos,
 
        Abaixo, repasso a vocês o recado chique da amiga Monica Ramalho, jornalista, sobre o Copa Fest - uma programação musicalmente atraente em torno do Beco das Garrafas, ponto de visitação obrigatório em todo "flashback" relativo à bossa nova.

Copacabana Palace abre seus salões para o Copa Fest, 
dedicado ao inesquecível som do Beco das Garrafas
João Donato, Paulo Moura, Paulinho Trompete e Osmar Milito, entre as atrações, se apresentam no festival

Entre os dias 28 e 30 de agosto (de sexta a domingo), o Hotel Copacabana Palace vai escrever mais um capítulo na história da música instrumental brasileira. Músicos fabulosos que batiam ponto no legendário Beco das Garrafas, onde nasceram a bossa nova e o samba jazz, vão realizar o sonho de toda uma geração no Copa Fest. 

“Imagine você: Nat King Cole, Sarah Vaughan, Sammy Davis Jr. e outros ídolos da rapaziada do Beco se apresentavam no Copacabana Palace, a uma quadra de lá. Mas poucos da turma tocaram no hotel naqueles tempos. Temos cinco deles entre as atrações do nosso festival: os pianistas João Donato e Osmar Milito, o baixista Sérgio Barrozo, Paulinho Trompete e o clarinetista Paulo Moura. Aliás, o Beco era um lugar onde músicos do Brasil inteiro vinham para tocar.”, diz Bernardo Vilhena, que assina a direção musical do Copa Fest com Carolina Rosman.

É João Donato quem rebobina: “No final da década de 50, eu e João Gilberto andávamos tão juntos que éramos confundidos um com o outro pela semelhança física – éramos dois caras magros, compridos e que viviam trocando de roupa, não é? (risos). Nos intervalos dos showsem que tocava no Golden Room do Copacabana Palace, eu saía para tomar um ar e sempre encontrava o João me esperando, no meio-fio da calçada. Eu sentava ao lado dele e jogávamos conversa fora”. Naquele tempo, João Gilberto aprimorava o seu violão, cuja batida é um dos pilares da bossa nova.

Paulo Moura foi outra estrela do Beco das Garrafas que colocou seu instrumento (na época, um saxofone) a serviço dos hóspedes do Copacabana Palace, tradicionalmente um lugar onde sempre houve música de qualidade. Aliás, no quesito musical, o Rio de Janeiro tem a sorte de receber ótimos músicos do mundo inteiro. “Há quatro anos produzo shows de música instrumental pela cidade, sempre com casa cheia. Só aconteceu de ter casa vazia quando ocorreu dilúvio ou jogo do Brasil. E, mesmo assim, não era qualquer jogo não”, testemunha Carolina.

Por cerca de duas décadas – nos anos 50 e 60 –, o Beco reuniu músicos maravilhosos que tocavam por absoluto prazer até o dia raiar. Naquelas madrugadas, eles se divertiam e trocavam, avidamente, informações musicais. Todo aquele movimento resultou no samba jazz e na bossa nova. E resultou também numa mudança de posição dos instrumentistas. Explico: antes do Beco das Garrafas, eles se apresentavam em boates e dancings ambientando a dança e o namoro dos casais. No Beco e depois dele, os músicos passaram a tocar para serem escutados com atenção e admirados.

Sim, os instrumentistas eram as estrelas das boates Bacarat, Little Club e Bottle´s Bar, que ganharam fama de ‘templo da bossa nova’ quando o movimento do amor, do sorriso e da flor estourou nos anos 60. Havia uma infinidade de trios e quintetos (como Bossatrês, Tamba Trio, Sambalanço Trio, Quinteto Jazz Bossa...) se formando e fazendo música de gente grande apesar da pouca idade de seus integrantes, entre eles o baterista Edison Machado, o baixista Sérgio Barrozo, os pianistas Luiz Eça e Osmar Milito e os supracitados Donato e Moura.

O nome Beco das Garrafas tem uma origem ipsis literis. As casas eram pequenas e a garotada fazia a maior algazarra no lado de fora das boates, esperando a vez de entrar. O barulho incomodava tanto a vizinhança daqueles edifícios da Duvivier, que sempre choviam garrafas. Inspirado nesse comportamento coletivo, o jornalista Sérgio Porto batizou o lugar de Beco das Garrafadas, apelido simplificado logo depois. Músicos como o pianista David Feldman, o gaitista Gabriel Grossi, e o Pagode Jazz Sardinha’s Club vão mostrar, no Copa Fest, de que maneira o som do Beco influencia a atual música instrumental brasileira. O multiinstrumentista Zé Luis vem de Nova York especialmente para se apresentar no festival à frente da Banda Magnética, formada por novos talentos da música instrumental dos 14 aos 24 anos. O público conhecerá os arranjos que ele construiu por e-mail com a banda.

Além dos shows, haverá uma programação para contextualizar os áureos tempos do Beco das Garrafas: workshop para jovens estudantes de música (do Centro de Ópera de Acari e da Escola de Música da Rocinha) feito pelo jornalista e escritor Ruy Castro; projeção de imagens do estilo de vida da época; e o Salão Nobre será destinado ao Lounge Copa Fest, com bar e música ambiente do coletivo Vinil é Arte. Quem vai garantir essa festa toda é a M´Baraká Experiências Relevantes, com patrocínio da Terna Participações S.A.

PARA SABER MAIS SOBRE O COPA FEST E OUVIR AS ATRAÇÕES, VISITE O SITE/BLOG: WWW.COPAFEST.COM.BR

SEXTA, às 20h – David Feldman Trio e Gabriel Grossi
David Feldman reinventa uma formação completamente inspirada no Beco. Pianista, David será acompanhado por Sérgio Barrozo no baixo e Paulo Braga na bateria. Barrozo já tocou com todo mundo, de Egberto Gismonti a Caetano Veloso, e fez parte do legendário Rio 65 Trio, com Dom Salvador e Edison Machado. Braga também é bastante requisitado. Gravou o sensacional ‘Elis & Tom’, em 1973,e tocou muitos anos com Tom Jobim. David Feldman reproduz com alta fidelidade o som que nasceu e alcançou a maioridade no Beco das Garrafas. O gaitista Gabriel Grossi, elogiado pelos ases do instrumento, fará uma participação especial.

SEXTA, às 23h – Paulinho Trompete e Banda Sambop
Paulinho Trompete & Banda Sambop é a essência do Becodas Garrafas. Baseado no seu recente disco, ‘Tema feliz’, em homenagem ao grande compositor e violonista Durval Ferreira, este show mostra o seminal repertório que teve gravações históricas dos grandes nomes do jazz. Hamleto Stamato (piano), Ney Conceição (contrabaixo), Widor Santiago (saxofone) e Erivelton Silva (bateria) formam a Banda Sambop. O nome traduz com fidelidade a síntese entre o samba e o jazz, que continua sendo recriada ao vivo pela sensibilidade dos músicos.

SÁBADO, às 18h – Pagode Jazz Sardinha’s Club
Pagode Jazz Sardinha’s Club traz bom humor no nome e uma mistura de choro, jazz, funk, samba e jongo, que já vem sendo imitada no cenário da nova música instrumental carioca. O Sardinha’s Club é formado por excelentes músicos, contemporâneos da verdadeira revolução cultural da Lapa, e faz um som com técnica e brasilidade para dar e vender. São eles: Eduardo Neves (flauta e sax), Roberto Marques (trombone), Bernardo Bosísio (violão), Rodrigo Lessa (bandolim, bandarra e violão), Edson Menezes (baixo), Xande Figueiredo (bateria) e Marcos Esguleba (percussão).

SÁBADO, às 20h30 – Paulo Moura e João Donato
Paulo Moura e João Donato, no auge da forma, improvisam sobre temas próprios e clássicos inesquecíveis, dos anos 30 aos 50. Após uma longa carreira percorrida por cada um dos músicos, Paulo e Donato retomaram o espírito jazzístico dos anos 50 e fizeram um disco em 2006, chamado ‘Dois panos pra manga’. O encontro destes dois monstros sagrados promete um show de extrema delicadeza, harmonias surpreendentes e maravilhosas melodias.

SÁBADO, às 23h – Zé Luis e Banda Magnética
Zé Luis e Banda Magnética são a demonstração da vitalidade da nossa música instrumental. Nove jovens talentos são liderados por um multiinstrumentista com sólida formação, que construiu uma importante carreira no país (atuou em mais de 330 discos e 40 trilhas sonoras de filmes) e hoje conquista Nova York a bordo do Zé Luís Quartet. Radicado em NY desde 1990, Zé estudou composição e música contemporânea na Juilliard School e fez a direção musical do primeiro disco de Bebel Gilberto, “Tanto Tempo”, o maior sucesso brasileiro nos Estados Unidos desde a era de Sergio Mendes. No repertório do show no Copa Fest, grandes temas da Era do Beco e algumas releituras de sucessos de Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, artistas com quem Zé trabalhou intensamente.

DOMINGO, às 18h – Osmar Milito Trio
Osmar Milito pode ser considerado o ‘Real Book’ da bossa nova. Este sensacional pianista, que iniciou a carreira no Beco das Garrafas, em 1964, fez parte do Paulo Moura Quinteto e ficou responsável pela trilha sonora da varanda do Mistura Fina da Lagoa, faz o show de encerramento do Copa Fest com seu trio e, em seguida, recebe os participantes das outras noites para uma jam session inesquecível. Como o próprio festival.

LOUNGE COPA FEST
Será comandado pelos DJs Tuta e Pedro, do coletivo Vinil é Arte. Com uma coleção de mais de 5 mil discos, eles levam sua pesquisa ao público discotecando em festas, eventos e festivais, onde apresentam uma seleção de músicas nacionais e estrangeiras que são, de fato, o fino do vinil. Para o Copa Fest, a dupla preparou uma seleção especial de instrumental brasileiro, do samba ao jazz, do groove ao berro da cuíca, num show para ser visto e ouvido.

CONFIRA

Sobre o patrocinador
A Terna Participações S.A. é uma sociedade holding que opera por meio de 8 concessões de serviços públicos de transmissão de energia elétrica distribuídos em diferentes regiões do Brasil. Dentre as empresas subsidiárias do Grupo destacam-se, pelo porte, a Transmissora Sudeste–Nordeste S.A. e a Novatrans Energia S.A. Essas empresas executam o desenvolvimento de atividades na implantação, operação e manutenção de instalações de linhas de transmissão de energia elétrica no Brasil. 

SERVIÇO

Sexta, 28 de agosto

Salão Nobre
a partir das 19h
- Lounge Copa Fest com Vinil é Arte
Consumação mínima R$ 30
Liberação da consumação mediante a apresentação de Golden Room

20h
- David Feldman Trio e Gabriel Grossi
- R$ 60 (com meia entrada)

23h
- Paulinho Trompete e Banda Sambop
- R$ 80 (com meia entrada)

Sábado, 29 de agosto

Salão Nobre
a partir das 17h
- Lounge Copa Fest com Vinil é Arte
Consumação mínima R$ 30
Liberação da consumação mediante a apresentação de Golden Room

18h
- Pagode Jazz Sardinha’s Club
- R$ 60 (com meia entrada)

20h30
- João Donato e Paulo Moura
- R$ 80 (com meia entrada)

23h
- Zé Luis e Banda Magnética
- R$ 80 (com meia entrada)

Domingo, 30 de agosto

Golden Room
18h
- Osmar Milito Trio e Convidados Copa Fest
- R$ 80 (com meia entrada)
Lotação - Golden Room - 274 lugares

CONTATOS

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Monica Ramalho
(21) 9163.0840 / 2556.7897
moniramalho@gmail.com
www.monicaramalho.com.br

Patt Simões
(21) 9394.5666 / 2224.2529
pattsimoes@yahoo.com.br

M’BARAKÁ (PRODUTORA)

Isabel Seixas
(21) 2279.4504
i.seixas@mbaraka.com.br
www.mbaraka.com.br

COPA FEST
Local: Copacabana Palace
Endereço: Av. Atlântica 1702, Copacabana
Haverá serviço de Vallet Park e acesso para portadores de
necessidades especiais.
VENDA DE INGRESSOS
http://www.ticketronic.com.br


       

Nenhum comentário: