17.8.09

Dica do Gerdal : "Songbook" de mestre Altamiro Carrilho é lançado em edição bilíngue


Aos interessados, repasso, abaixo, o recado que recebi há dias, acerca do lançamento do "songbook" do Altamiro Carrilho, o nosso flautista número um, ainda atuante e encantando plateias daqui e do exterior. Uma obra especialmente endereçada a instrumentistas e estudantes de música desse que também é autor de preciosidades do nosso repertório popular, como o maxixe "Rio Antigo" e o samba-canção "Meu Sonho É Você" (este em parceria com Átila Nunes, gravado por Orlando Correa, em 1951, e, depois, por Dick Farney).
       Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
"Altamiro Carrilho  tem 12 de suas músicas,  registradas em partituras no songbook ‘Altamiro Carrilho - Clássicos do Choro Brasileiro’, lançado pela Choro Music (em edição em inglês e português no mesmo álbum)
 
Edição bilíngüe traz um CD com músicas gravadas em duas versões diferentes, uma com solistas e a outra só com o acompanhamento, possibilitando participação de profissionais e estudantes de música
 
O compositor, flautista e arranjador Altamiro Carrilho é considerado único. Além do reconhecimento internacional, por sua técnica, virtuosidade, linguagem flautística, repertório , suas composições ou interpretações, por seu brilho inteiramente original é um extraordinário instrumentista. Dono de um estilo inconfundível , é responsável por uma enorme trilha de flautistas mais jovens, e é sem dúvida o marco inicial de uma “escola da flauta brasileira” – sua criatividade é peculiar tanto nos solos como nos contrapontos, sendo ainda um dos mais importantes compositores brasileiros. Criou novas e definitivas versões para o repertório “chorão”, proporcionando notável progresso nesse gênero tão brasileiro. E tem agora algumas de suas músicas reunidas no acervo de partituras do luxuoso songbook bilíngüe Clássicos do Choro Brasileiro – Altamiro Carrilho Vol. 1, lançado pelo selo musical Choro Music (www.choromusic.com). Entre as composições estão “Aeroporto do Galeão”, ‘Beija-flor”, “Caco de vidro”, “Vivaldino”, entre outras.  O trabalho é indicado a profissionais e estudantes de música. O songbook e CD ‘play-along’ podem ser encontrados via Internet no site do selo, que também disponibiliza outros títulos de songbooks , além de CDs e arquivos para download. Alguns  gratuitos.
O CD tem a direção artística do próprio Altamiro, que acompanhou todas as etapas de gravação. É executado pelo regional que sempre o acompanha nos shows pelo mundo afora. Formado por Pedro Bastos (violão de 7 cordas), Mequinho (violão 6 cordas), Eber Freitas (percussão geral) e Maurício Verde (cavaquinho). Participam os solistas – todos flautistas em homenagem ao compositor – Toninho Carrasqueira, Carlos Malta, Daniel Allain, Antonio Rocha, Eduardo Neves, Dirceu Leite, Leonardo Miranda, Marcelo Bernardes, Mário Sève, Dudu, além do próprio Altamiro.
Altamiro Carrilho nasceu na cidade de Santo Antonio de Pádua em 1924. Por influência da família da mãe, aos cinco anos de idade brincava com  uma flauta de bambu, feita por ele. Aos 11 já integrava a Banda Lira Árion, tocando tarol. Tornou-se conhecido internacionalmente na década de 60 , quando se apresentou em diversos países,dentre eles : Portugal, Espanha, Alemanha, Egito , União Soviética, Estados Unidos, França , México entre outros.
 
Choro Music
Fundada em 2007, na Califórnia (Estados Unidos), pelo flautista brasileiro Daniel Dalarossa, o selo musical Choro Music tem como meta fazer o Choro ser divulgado, conhecido e executado no mundo todo. Tem sede também em São Paulo e já lançou songbooks com a obra de Jacob do Bandolim,  Chiquinha Gonzaga, Severino Araújo, Joaquim Callado, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.
O choro é o primeiro gênero instrumental da música brasileira. Surgiu em 1870, no Rio de Janeiro, da fusão de estilos e ritmos musicais europeus e africanos. Na evolução dos nossos gêneros musicais, o choro influenciou o samba e a bossa nova, por exemplo.
Daniel Dalarossa fala sobre a atuação da Choro Music no Exterior: “Em menos de dois anos de atividades já tivemos oportunidade de tocar e expor os songbooks no Canadá, Itália, Alemanha e em várias partes dos Estados Unidos  (Kansas, Oklahoma, Califórnia, Chicago e Washington DC) e a receptividade tem sido muito boa. A partir desses contatos, muitos artistas também estão interessados em começar a gravar choros ou incorporar algumas dessas músicas em seus repertórios. Nossa expectativa é que esse processo continue se repetindo e atingindo músicos de várias partes do mundo”.

 

Nenhum comentário: