19.8.09

Siete Caminos de Emiliano Castro nesta Quarta-Feira


(Recebi por e-mail de meu amigo Emiliano Castro a notícia que ele vai fazer um show sensacional em Sampa. Uma pena que não poderei assistir a esta maravilha. Ai embaixo vai o texto dele que conta o que vai acontecer e mais algumas informações de seu trabalho.)
¡Buenos días!
Esta 4a feira dia 19, às 21:30h apresentarei um show que pouquíssimas vezes foi aberto ao público. Siete Caminos é um concerto flamenco de violão de 7 cordas solo que sempre dediquei a eventos fechados e agora, por saudade, trago para o palco acolhedor e mágico da Casa de Francisca.
Em Siete Caminos toco peças flamencas de diversas épocas, compositores e estilos ilustradas por pequenos avisos estéticos e históricos que ajudam o espectador brasileiro a intuir melhor a beleza e a profundidade do mundo flamenco.
Ao violão brasileiro de 7 cordas toco peças de compositores como Paco de Lucía, Sabicas, Mario Escudero, Vicente Amigo e outros. Apresento também uma composição minha recente inspirada neste universo musical por que tenho tanto respeito.

A Casa de Francisca tem lotação de 45 pessoas e é aconselhável fazer reservas.
Sed todos muy bien venidos y
¡que sea larga la história contada por los siete caminos!

Siete Caminos
Emiliano Castro . violão de 7 cordas
19 de agosto, 4a feira
21:30h
na
Casa de Francisca
r. José Maria Liboa, 190
reservas:
3052 0547
www.casadefrancisca.art.br
R$ 17,00


abaixo um pequeno release do show

SIETE CAMINOS
flamenco en las 7 cuerdas
 
Emiliano Castro
violão de 7 cordas
 
No espetáculo musical Siete Caminos Emiliano Castro apresenta a variedade e a vitalidade do universo musical do violão flamenco de concerto.
Estilos flamencos desde os mais jondos (profundos) e tradicionais até as tendências contemporâneas mais ligadas ao pop e à música de câmara são perfilados por Emiliano que, na condição de experimentado violonista brasileiro depois de mais de quatro anos de estudos musicais e intensa vida profissional na Espanha, empunha seu violão de sete cordas como intérprete, arranjador e compositor aproveitando criteriosamente as novas possibilidades conferidas pela corda mais grave de seu instrumento.
Em sua terra natal o flamenco não conhece o violão de sete cordas mas, extremamente valentes e curiosos, os músicos flamencos sempre se animaram muito ao conhecer as experiências de Emiliano Castro por aqueles sete caminhos.
 
O Flamenco é um universo cultural com música, versos, canto, dança, estética e ética muito próprias. Nasceu de uma longa história de encontros entre povos e culturas de origens muito diferentes. Seus registros históricos são nebulosos e algumas das tradições que lhe deram origem são milenares. É como se seu berço – a região da Andaluzia, sul da Espanha – fosse um eixo entre o Oriente e o Ocidente e como se a época de seu florescimento – meados do século XVIII – fosse um momento de encontro entre a Antiguidade, a Idade Média e a Modernidade.
Existe uma magia que invariavelmente se impõe em toda celebração flamenca e é com conhecimento e respeito a esta tradição que o espetáculo Siete Caminos dá continuidade à sua vocação nômade e leva o flamenco aos teatros brasileiros e o convida a novas possibilidades estéticas, contemporâneas e brasileiras, pelas mãos de seu intérprete.
 
Emiliano Castro é instrumentista, arranjador, compositor e cientista social.
Já se apresentou no Peru, em Cuba, na França, Alemanha e Holanda, além de diversas cidades espanholas e brasileiras.
Em São Paulo, integra as bandas de Ligiana, André Caccia Bava  e Moacir Bedê tocando violões, cavaquinho e viola caipira além de acompanhar esporadicamente diversos solistas e cantores. Já se apresentou ao lado de colegas e mestres como Guinga, Paulo Bellinati, Zizi Possi, Nei Lopes, Fabiana Cozza, Wanderley Monteiro, Virgínia Rosa, Marcos Sacramento, Fernando de la Rua, Paulo Martelli, Milton Mori, Danilo Brito e Ricardo Herz entre outros.
Viveu sua primeira infância (1978-1980) em Moçambique, África.
Entre 2001 e 2005 viveu na Espanha onde estudou violão flamenco sob orientação do maestro Manuel Granados, concluindo o 6º ano do curso de Guitarra Flamenca do Conservatori Superior de Música del Liceu de Barcelona.
Neste período gravou, arranjou e co-produziu três discos de conjuntos seus - Regional Barnabé (WV498007), Damills (21341CD) e Shiva Sound (CDA048). Os discos foram lançados na Europa, Japão e Estados Unidos.
Estudou com H. J. Koellreutter, Claudio Leal Ferreira, Paulo Bellinati, Henrique Pinto, Manuel Granados, Rodrigo Naves e Renato Luiz Consorte entre outros mestres.
Cientista social formado pela USP tem publicações na área de antropologia e ministra periodicamente conferências sobre história e estética da música brasileira em universidades e centros de formação cultural da Catalunha e workshops sobre Flamenco para o público brasileiro.


http://myspace.com/emiliano7cordas
http://myspace.com/candongueirofino

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, Bruno!!!

Que coisa carinhosa e valiosa você fez!
Muito obrigado, viu?!?!?
Espero que em próximas jogadas você possa estar presente.
Beijão!
Emiliano