19.9.09

Dica do Gerdal : Agenor de Oliveira faz show neste sábado na Lapa - o samba cantado com elegância


Elegante é um adjetivo bem ajustado à persona artística de Agenor de Oliveira. Aliás, elegante ele já o é de maneiras, naturalmente, na interlocução cotidiana, mas, no palco, ao empunhar o violão, tocá-lo e, sobretudo, dirigir o seu recado sincopado à plateia, isso salta aos olhos, o que nos faz pensar em outros intérpretes e/ou compositores com o mesmo traço distintivo na lida e na comunicação do samba, como Mário Reis, Roberto Silva, Fafá Lemos (cuja voz e modo de cantar lembravam bastante o dândi Mário) e Paulinho da Viola. Com esse portelense, Agenor pôde, ainda garoto, jogar bola na mesma Rua Anália Franco onde nasceu - ao lado da quadra da União de Jacarepaguá - e, muitos anos antes de ambos se lançarem nas águas da conquista de merecido reconhecimento na MPB, o próprio Agenor e Guinga foram colegas de mesma classe no primário. Agenor é um canhoto tornado ambidestro por causa do violão (para destro) que, aos 10 anos, ganhou do pai (o qual não quis fazer nenhuma adaptação no instrumento para lhe facilitar a vida, dizendo para ele "se virar") e, com carreira iniciada em 1983 (com o elepê "Cabeças", produzido por Moacyr Luz), fez, em 1997, um grande disco dedicado a Noel Rosa em que essa elegância de interpretação está realçada - como é bom ouvi-lo, por exemplo, cantar "Com Que Roupa?". Dele, posteriormente, outros dois ótimos CDs - "Bafafá" (2003) e "É Banto" (2006) - viriam, nos quais, sozinho ou com parceiros variados, como Nelson Sargento, Wanderley Monteiro e Zé Luiz do Império, mostrou-se outra vez como o compositor interessante e ainda elegante que é, "um artista educado a biscoito fino", como escreveu o notável produtor pernambucano Túlio Feliciano.
       Neste sábado, 19 de setembro, Agenor de Oliveira se apresenta, às 21h, no Café Cultural Casa de Jorge (Rua do Resende, 26 - Lapa). Ele, por inteiro, com a sua voz e o seu violão, nas regras da arte ("flyer" abaixo).
       Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
***************************************************************************************
Errata: graças a dois amigos ilustres na MPB, que também são respeitáveis pesquisadores e intervieram a tempo por e-mails-resposta, pude evitar que um grande número de pessoas recebesse uma informação equivocada que escrevi na dica sobre o show do Samba Urbano inspirado em Donga (Ernesto dos Santos). No entanto, àqueles que a receberam inicialmente, além das minhas desculpas pela cincada, devo informar que o nome da primeira mulher do histórico compositor é Zaíra de Oliveira, cantora lírica, e não Zaíra Cavalcanti, atriz do teatro de revista, como escrevi, com base, nesse particular, em sites especializados, como Ao Chiado Brasileiro e Brasil Raiz. A esses amigos, renovo o meu agradecimento pelas luzes oportunas do esclarecimento e à professora Lygia Santos, filha de Donga, a qual há pouco tempo encontrei num domingo de festa na Gamboa, os meus respeitos e as minhas escusas.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://sapresodas.net/][img]http://vioperdosas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]kaspersky internet security 2009 registration codes, [url=http://sapresodas.net/]sofware downloads[/url]
[url=http://sapresodas.net/]academic software projects[/url] free nero burning rom serial number school discount software
price comparision software [url=http://sapresodas.net/]microsoft software piracy[/url] online shop software kaufen oder
[url=http://sapresodas.net/]cheap softwares[/url] free downloads microsoft office 2007 enterprise
[url=http://sapresodas.net/]software market discount[/url] education discount on software
software retail price [url=http://vioperdosas.net/]shop 7 software[/url][/b]