6.9.09

Dica do Gerdal: Rio acolhe, neste domingo, o talento de Ricardo Herz na companhia de Didier Lockwood - a alma dos violinos apura o Ano da França no Br



Quem conhece algum dos CDs do paulistano Ricardo Herz sabe tratar-se de um músico excepcional, hoje radicado na França, onde toca o seu violino encantado e ainda atua como professor de música brasileira (informação abaixo). Com o seu instrumento, Ricardo segue, com brilho intenso, um caminho já percorrido por outros violinistas de subida importância na MPB: o chorão Alberto Marino, autor de "Rapaziada do Brás" nos anos 20 do século passado; Tobias Troisi, paulistano que, no Rio, a convite de Vicente Paiva, atuou no Cassino da Urca e, depois, na boate Meia-Noite, do Copacabana Palace, na orquestra regida por Simon Boutman; ainda na década de 50 e na seguinte, Irany Pinto e Fafá de Lemos, ambos contratados da Rádio Nacional, sendo o primeiro integrante da Turma do Sereno, programa seresteiro criado por Paulo Tapajós, o mesmo mentor, para tal emissora, do Trio Surdina, cujo toque aveludado, além de Rafael Lemos Jr. (Fafá Lemos), era dado pelos igualmente formidáveis Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), ao violão, e Romeu Seibel, o Chiquinho do Acordeom; na Nacional, nessa época, destaque-se também como solista o paulistano Eduardo Patané, autor de tangos; em anos mais recentes, por exemplo, Jorge Mautner, Antônio Nóbrega e Nicolas Krassik, este último um francês já plenamente integrado a uma sonoridade popular do nosso violino. Quase todos, a exemplo de Ricardo Herz, com o lastro da formação erudita antes de dedicar-se ao repertório popular.   
          Com Didier Lockwood, o seu apreciado colega francês de cordas que já lhe foi professor, Ricardo Herz apresenta-se hoje, 6 de setembro, às 19h30, no Espaço Sesc, localizado na Rua Domingos Ferreira, 160, em Copacabana. Quem já o ouviu tocando o arrebatador "Mourinho", da sua autoria, feito com base no baião "Mourão", de Guerra-Peixe - faixa do seu indispensável "Violino Popular Brasileiro - sabe que essa rara aparição dele no Rio é ocasião para não perder de vista e de audição.
          Um bom domingo a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 
***
O show dos violinistas Didier Lockwood e Ricardo Herz explora ao máximo os limites do violino na música popular. Didier, o francês consagrado mundialmente por seu estilo, que vai do jazz ao manouche, do pop à chanson française, e o premiado jovem brasileiro Ricardo Herz que, tendo estudado a música erudita e o jazz, há dez anos vem explorando e recriando no violino diversos estilos da música brasileira, desde o forró, choro e samba ao maracatú, frevo e valsas brasileiras.
A junção deste dois talentos, de escolas e gerações diferentes, mostra o que de melhor há na mistura França – Brasil. Nesta turnê o duo tocará no MIMO, em Olinda, em show que contará com a participação de Siba, Antonio Nobrega, Renata Rosa e Seu Luiz Paixão. Após shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, seguem para Três Pontas, onde participam da homenagem a Milton Nascimento e Wagner Tiso no  Festival de Músicas do Mundo. Durante a turnê serão realizadas imagens para o documentário “Les Violons du Monde”, dirigido por Romain Pomédio e supervisionado pelo renomado diretor Tony Gatlif.
 

Didier Lockwood começou a tocar com 6 anos de idade e ganhou diversos prêmios ainda na adolescência. Inspirado por mestres do blues e do jazz como Coltrane, Monk, Ayler, Hendrix, entre outros, e pelas músicas étnicas dos 4 cantos do mundo, Lockwood mostra seu estilo ousado. Nos anos 70, passa a usar o violino eletrificado, influência de Jean-Luc Ponty. Nesta época integra o grupo Magma , que o alavancou para uma carreira internacional de sucesso. Apadrinhado pelo lendário Stéphane Grapelli, Didier toca no Carnegie Hall aos 21 anos e se lança como solista reconhecido no mundo todo, tocando com Miles Davis, Lenny White e Marcus Miller no Blue Note, e fazendo parcerias com Dave Brubeck, os irmãos Marsalis e Herbie Hancock.
Com mais de 3000 show registrados, 30 discos e várias turnês mundiais, hoje Didier continua compondo e se apresentando, além de liderar o Centre des Musiques Didier Lockwood na França e de fazer diversas trilhas sonoras para cinema e televisão.
 

Vencedor do Júri Popular e 3º colocado do Prêmio Visa 2004 (edição instrumental), o paulista Ricardo Herz tem uma sólida formação acadêmica e atuação tanto na área da música erudita como popular. Estudou na Berklee College of Music em Boston, EUA e no Centre des Musiques Didier Lockwood em Paris, França, onde hoje ensina música brasileira. Vivendo em Paris desde 2002, o violinista, compositor e arranjador tem se apresentado em casas de show e festivais de prestígio na Europa e no Brasil. Herz tem 3 CDs lançados: “Violino Popular Brasileiro” foi gravado em 2004 com direção musical de Hamilton de Hollanda. “Brasil em 3 por 4” (2007) é dedicado às valsas consagradas da MPB, com arranjo para solos, duos, trios e quartetos para violinos, todos realizados por ele. Em 2009 lança “Ricardo Herz para Crianças”, com um repertório do folclore infantil brasileiro. Na Europa, Herz apresenta seu trabalho solo com um quarteto e também integra os grupos “Tekere”, “Orquestra do Fubá” e “Terça-Feira Trio”.

Nenhum comentário: