24.9.09

micro teatro- ato único : Déjà vu


Uma mulher e um homem no palco - luz sobre eles, o resto é penumbra

Mulher - Como chegamos até aqui?

Homem - Pagando impostos, ora! Pelo menos é o que me parece.

Mulher - Já ouvi isto antes, não me lembro onde.

Homem- É uma falha de memória, sem dúvida.

Mulher- Conheço o senhor de algum lugar. É estranho, parece um déjà vu. A imagem que me vem à mente é a do senhor junto comigo num palco, sob luz de um refletor. Nesse momento eu pergunto como chegamos aqui e...

Homem- Decerto é um Déjà vu.
Mas nós não somos estranhos. Isto é, em essência.

Mulher- Como assim?

Homem- A senhora é uma mulher, eu sou um homem - isto é óbvio, mas o que importa é que conhecemos outras mulheres e outros homens no decorrer de nossas vidas e isso implica que conhecemos algo um do outro, sem no entanto, saber disso....Compreende agora?

Mulher- É uma filosofia meio barata, mas serve para passar o tempo. Muitas vezes creio que falamos para não perceber o tempo que passa, ou para suportar a angústia de que estamos sozinhos no mundo e sempre estaremos.

Homem- É, saberemos isso na hora da morte. Sempre morremos sozinhos. Woody Allen disse que não tem medo da morte, mas gostaria de não estar lá na hora que ela acontecesse. É uma boa piada, não concorda?

Mulher- Concordar hoje em dia não é tudo. Existem leis, regras, um sistema que funciona independente da nossa vontade. Como o senhor bem exemplicou a respeito do conhecimento entre homens e mulheres.

Homem- Agora é a senhora que filosofa, digamos, "baratamente".

Mulher- Melhor essa forma barata do que ser uma como George Samsa...

Homem- Agora a senhora está a exigir muito do público. De que ele conheça a obra Metamorfose de Franz Kafka!

Mulher- Desculpe, achei que esse personagem de Kafka fosse conhecido por todos...

Homem - Que nada! As pessoas não leem mais. Elas gostam de feiras de livros. A senhora não pode chegar assim e sem mais nem menos jogar Kafka na cara das pessoas.

Mulher- Pensei que este fosse um palco onde fosse possível um diálogo de idéias...

Homem- Não, na verdade isto é um ring e estamos travando um assalto. - (Ele soca a mulher, que cai desmaiada)

Diretor- Muito bem, mostraram as questões contemporâneas com bastante competência. Vamos começar de novo - agora trocando as falas, a mulher assume o papel do homem e o homem da mulher.
Esta inversão vai causar uma confusão saudável na cabeça do público.

Homem- Vai mostrar a instabilidade das coisas?

Diretor- Sim, agora só fale, não pense!

(Desce o pano)

2 comentários:

ze disse...

noooossa! está uma maravilha! bharatas são os hindus .

ze disse...

Bharata foi um grande rei hindu. Hão vários Bharatas. fala-se disto nos Puranas. ele Bharata vive em solidão na floresta vagando como sanyasi. é, como vários reis hindus são, sacerdote e rei (s. Luis é um bom exemplo ocidental guardadas as devidas proporções) ao mesmo tempo. juntam as duas funções. os reis antigos deixavam aos filhos os reinos e largavam o mundo indo para o Himalaia. em princípio é assim...