7.10.09

Do fundo do baú : Ilustração - Variações Quixote - O sonho de Sancho

3 comentários:

ze disse...

a nacionalização necessária da mídia está acontecendo, apesar do corporativismo proibir a divulgação. o socialismo (inclusive nos eua) grassa em toda América - América é socialista, o mundo todo o é ; é a tendência. resta ao empresareado aceitar-se proletareado. Sancho tem pés no chão. sancho não é centauro.

LIBERATI disse...

Sabe que você deu uma interpretação marxista para o D. Quixote?! Quixote de la Mancha pensa ser o cavaleiro andante, pensa ser nobre e surta, no surto enfrentra moinhos. É a própria classe dominante no delírio. Sancho é classe subalterna, mas tem lá seus próprios pensamentos. Pensa em sobreviver. A classe dominada só pensa na sobrevivência. Viver, só em outra encarnaçnao. Mas a interpretação para aí. Quixote é uma baita figura humana. Triste face da nossa própria existência. Pois todos somos Quixote e Sancho. Todos sonhamos. E Calderón de La Barca diz que a vida es sonho.
grande abraço

ze disse...

parece Jane Austin, 'pride and prejudice' ; vi o filme, comprei inclusive, com os empregados sendo os nobres e os patrões sendo os vilões. tz haja uma existência dual na unidade empresareado-proletareado, patrão-empregado. isto desde Hegel. desde sempre mais exatamente, sendo na origem como pai-filho : o filho salvando tudo, claro. o sonho é o corpo sutil e o corpo grosseiro é o corpo mesmo. a suposta dualidade una. nas linguas antigas havia o artigo dual. depois sumiu. felicidades.