19.10.09

Maquinas de Luz : mudaram os nomes

MÁQUINAS DE LUZ | 1º Fórum das Imagens Técnicas

De 26 a 29 de outubro de 2009

Cine Glória

Entrada franca

Comemoração de 10 anos do Ateliê da Imagem

O Rio de Janeiro vai sediar de 26 a 29 de outubro MÁQUINAS DE LUZ | 1º Fórum das Imagens Técnicas, um projeto que marca os 10 anos do Ateliê da Imagem e, que será realizado no Cine Glória com atividades múltiplas: debates, mostras audiovisuais e uma oficina de sensibilização e criatividade fotográfica. Entrada franca em toda a programação.



O público terá a oportunidade de conhecer e trocar experiências com os mais importantes profissionais (fotógrafos, cineastas, artistas e pensadores da imagem contemporânea nacionais e internacionais), promovendo uma expansão de horizontes e um mergulho no mundo das imagens tecnológicas.



MÁQUINAS DE LUZ | 1º Fórum das imagens técnicas começou a ser gestado em 1999, quando o cenário híbrido ainda era uma novidade para os fotógrafos. Sua realização marca uma década de trabalho contínuo do Ateliê da Imagem tanto na promoção e ensino da fotografia quanto na reflexão que vai além do discurso em torno do meio fotográfico, incorporando o diálogo com as outras imagens técnicas e as demais artes visuais e cênicas.



O projeto propõe discutir a cena atual e trará como convidados, Mauricio Dias, Eduardo Brandão, Cao Guimarães, Maria Iovino (Colômbia), Ivana Bentes, Muti Randolph, Maria Helena Franco Ferraz, Walter Carvalho, Daniela Labra, Claudia Buzzetti (Itália), Sergio Cohn, Frederico Coelho, Cezar Migliorin, Paola Barreto, Claudia Linhares Sanz, Pio Figueiroa e Marcos Bonisson.



A idealização e coordenação geral do projeto é de Patricia Gouvêa, a coordenação dos debates é de Claudia Tavares e Patricia Gouvêa e a produção é de Andrea Cals e Maria Continentino.



PROGRAMAÇÃO



DIA 26 – Tema: “Imagens ou Clichês?”

As imagens estão por toda parte, no espaço virtual e no real. Quando tudo já foi feito em termos de imagens, como escapar do desgaste de linguagem que caracteriza o clichê e enfraquece o pensamento? O clichê faz da imagem uma superfície sem sentido, oca; produz a impotência do pensamento. É possível vitalizar as imagens contemporâneas?



Às 16h,

Mostra Audiovisual: exibição de “Janela da Alma”

Direção: Walter Carvalho e João Jardim (Documentário, 73 min., 2002)

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens.



Às 19h,

Debate: “Imagens ou Clichês?”

Participação de Claudia Buzzetti, Maria Cristina Franco Ferraz e Pio Figueiroa / Cia. de Foto.

Mediação de Cláudia Linhares Sanz.



DIA 27 – Tema: “Autoria em Questão”

Na era da cultura digital, em que a Internet assume um papel inquestionável e transgressor, e tudo se copia, sendo a originalidade um conceito discutível, e as redes e interfaces colaborativas potencializam as trocas e a criação coletiva, como fica a questão da autoria? Desde então há um questionamento para saber quais são os novos parâmetros, inclusive os legais, para avaliar o que é plágio e o que é autoral.



Às 16h

Mostra Audiovisual: “O Curta-Metragem, Exercício do Autor”

Curadoria e apresentação: Andrea Cals



O cinema autoral brasileiro é mais reconhecido internacionalmente do que o nosso cinema comercial. Desde “Limite”, de Mário Peixoto, a famosa criatividade brasileira está fortemente representada no cinema. O curta-metragem é utilizado como o principal meio de exercício da linguagem cinematográfica como forma livre de expressão.



Às 19h

Debate: “Autoria em Questão”

Participações de Ivana Bentes, Sergio Cohn e Walter Carvalho.

Mediação de Frederico Coelho.



DIA 28 – Tema: “Rumos de Linguagens e Interação de Suportes”

O advento da tecnologia digital possibilitou o rompimento de limites de linguagem antes impostos pelo mundo ótico, libertando a criatividade. Pensar em arte, hoje, significa passear livremente por um terreno híbrido de possibilidades, criar novas e bem-sucedidas parcerias e extrapolar os limites até então estabelecidos na arte moderna.



Às 16h

Mostra Audiovisual: “Filmes Dispositivos”

Curadoria e apresentação de Cezar Migliorin.

O dispositivo pressupõe duas linhas complementares: uma de extremo controle, regras e limites e a outra de absoluta abertura, dependente da ação dos atores e de suas interconexões. Como lidar com as forças do acaso? Serão apresentados obras fundadoras da experiência com a estrutura da forma, como “Serene Velocity” (1970), de Ernie Gehr e “Walking in a Exaggerated Manner” (1967-68), de Bruce Nauman até o contemporâneo “Rua de Mão Dupla”, de Cao Guimarães.



Às 19h

Debate: “Rumos de Linguagens e Interação de Suportes”

Participação de Muti Randolph, Paola Barreto e Cao Guimarães.

Mediação de Cezar Migliorin.



DIA 29 – Tema: “Pesquisas Curatoriais e Artísticas com Imagens Técnicas”

O que é ser artista e o que é ser curador? Qual o papel de cada um no sistema da arte? Quando o artista pode atuar também como curador? Como é a pesquisa de um curador para selecionar os artistas? Este debate fecha o projeto MÁQUINAS DE LUZ e busca o diálogo corajoso para essa reflexão necessária que envolve todos os que trabalham com imagem na contemporaneidade.



Às 16h

Mostra Audiovisual: “A Vídeo-arte”

Curadoria e apresentação de Marcos Bonisson.

A mostra tem como objetivo apresentar uma breve introdução a trabalhos significantes no campo da vídeo-arte.



Às 19h

Debate: “Pesquisas Curatoriais e Artísticas com Imagens Técnicas”

Participação de Eduardo Brandão, Mauricio Dias, Daniela Labra e Maria Iovino.

Mediação de Marcos Bonisson.



FICHA TÉCNICA



Patrocínio: BNDES

Apoio: Cine Glória e Hotéis Othon

Idealização e Coordenação Geral: Patricia Gouvêa | Ateliê da Imagem

Realização: Ateliê da Imagem

Coordenação de palestras: Patricia Gouvêa e Claudia Tavares

Produção: Andrea Cals

Assistente de Produção: Maria Continentino

Design: Elisa v. Randow



PARTICIPANTES



ANDREA CALS

Há sete anos é a coordenadora da Mostra Première Brasil do Festival do Rio, mostra de filmes nacionais do principal festival de cinema da América Latina, sendo responsável pela seleção, atendimento, produção e apresentação da maior mostra de filmes do FestRio. Desde 2005 é produtora e integrante do comitê de seleção do Festival de Cinema Brasileiro em Israel.



CAO GUIMARÃES

Premiado cineasta e conceituado artista plástico, desde o fim dos anos 80 exibe seus trabalhos em diferentes museus e galerias nacionais e internacionais. Participou de bienais em SP e no México, tem obras adquiridas por importantes coleções como Tate Modern, Guggenheim Museum, MoMa-NY, entre outros.



CEZAR MIGLIORIN

Pesquisador e ensaísta. Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Membro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF. Doutor pela ECO-UFRJ / Sorbonne Nouvelle, Paris III.



CLAUDIA BUZZETTI

Formada em História do Jornalismo pela Università degli Studi di Bologna, trabalhou como editora assistente de imagens no Specchio de La Stampa, participou do Work Scholar Program na Aperture em Nova Iorque e colaborou na realização do festival Foto&Photo em Milão e de várias exposições itinerantes. Atua como pesquisadora e curadora e escreve sobre fotografia para diversas publicações.



CLÁUDIA LINHARES SANZ

Fotógrafa e pesquisadora na área da Imagem, com ênfase em fotografia, subjetividade e temporalidade. Doutoranda em Comunicação na UFF, com estágio no Instituto Max Plank de História da Ciência, em Berlim. Mestre em Comunicação pela UFF e pós-graduada em Fotografia pela UCAM.



CLAUDIA TAVARES

Claudia Tavares é mestre em Artes pela Goldsmiths College e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Artista, curadora, fotógrafa e professora. Dirige o Espaço Figura.



DANIELA LABRA

É curadora independente graduada em Teoria do Teatro na UNIRIO, especializada em Comunicação e Arte pela Universidad Complutense de Madrid e mestre em Artes pela Unicamp. Foi curadora-residente na FRAME (Helsinki, Finlândia) em 2005 e no IASPIS - International Artists Studio Program in Sweden (Estocolmo) em 2007.



EDUARDO BRANDÃO

Cursou fotografia no Brooks Institute of Photography, na Califórnia (EUA). Trabalhou como editor de fotografia e arte das revistas da Folha de São Paulo de 1991 a 2004 e professor de fotografia no curso de Artes Plásticas da FAAP de 1995 a 2007. Atua como curador independente e é sócio-proprietário da Galeria Vermelho, em São Paulo desde 2002.



FREDERICO COELHO

É ensaísta e pesquisador. Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-RJ com a Tese Livro ou Livro-me - os escritos babilônicos de Hélio Oiticica, é curador-assistente do MAM-RJ e um dos editores do tabloide Atual – o último jornal da Terra.



IVANA BENTES

Professora e pesquisadora da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPQ, coordenadora do projeto Midiarte e coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO-UFRJ. É doutora em Comunicação pela UFRJ, ensaísta do campo da Comunicação, Cultura e Novas Mídias. É diretora da ECO-UFRJ.



MARCO ANTONIO PORTELA

Formado em História e mestrando em Ciência da Arte na UFF. Artista visual, fotógrafo e laboratorista p&b. Curador independente e coordenador da Galeria Meninos de Luz, no Pavão-Pavãozinho (Rio de Janeiro), é membro dos coletivos Grupo DOC e Buraco. Professor de fotografia básica, pinhole e lab p&b no Ateliê da Imagem.



MARCOS BONISSON

Artista, trabalha com fotografia, super 8 e vídeo desde 1978. Estudou gravura, desenho e fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977-1981). Participou da 27a. Bienal Internacional de São Paulo (2007) e tem seu trabalho representado pela Galeria Artur Fidalgo, no Rio de Janeiro.



MARIA CRISTINA FRANCO FERRAZ

Doutora e mestre em Filosofia pela Université de Paris I e mestre em Letras pela PUC-RJ. Pós-doutorados no Instituto Max-Planck de História da Ciência e no Centro de Pesquisa em Literatura e Cultura de Berlim. Professora titular da UFF, coordena, junto à mesma universidade, o programa de Doutorado Internacional Erasmus Mundus, Cultural Studies in Literary Interzones.



MARIA IOVINO

Curadora e pesquisadora colombiana, atualmente desenvolve projetos independentes com instituições em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. De suas publicações recentes destacam-se Contratextos, Antes de que el mundo fuera, Fernell Franco, Otro Documento e Volverse aire.



MAURICIO DIAS

Trabalha em dupla com Walter Riedweg desde 1993 em projetos de arte contemporânea que caracterizam-se pela inserção do público na elaboração de cada obra, notadamente através da videoinstalação e da fotografia. Participaram em importantes exposições como a última Documenta de Kassel (2007), a Bienal de Veneza (1999) e as Bienais de São Paulo de 1998, 2000 e 2002. Suas obras fazem parte de diversos acervos e museus no Brasil e no exterior. Dias & Riedweg integram a Galeria Vermelho, em SP.



MUTI RANDOLPH

Pioneiro no Brasil na utilização de computadores como ferramenta (e suporte) para artes visuais, trabalha desde 1989 com produção de imagens para publicidade, projetos comerciais de design, ilustração, cenografia e mais recentemente arquitetura de ambientes e design 3D. Tem grande interesse em musica e tecnologia e explora em seus trabalhos a relação entre música, luz e espaço. (www.muti.cx)



PAOLA BARRETO

Cineasta, pesquisadora e professora. Premiada no Brasil, Alemanha e Argentina, exibiu seus filmes no ICA de Londres, na Cinemateca alemã de Berlim, e em Festivais no Japão, Canadá e Cuba. Mestre em Comunicação pela UFRJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro.



PATRICIA GOUVÊA

Graduada pela ECO-UFRJ, por onde também é Mestre em Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem, com pesquisa sobre o tempo e a imagem contemporânea. É fotógrafa e artista visual, diretora artística do Ateliê da Imagem desde sua fundação e integrante do coletivo Grupo DOC. (www.patriciagouvea.com)



PIO FIGUEIROA / CIA DE FOTO

A CIA surgiu em 2003 com a proposta de criar um ambiente de produção fotográfica dinâmico, criativo e sustentável, onde o maior objetivo é garantir uma produção documental coletiva e ensaios para fins comerciais e de entretenimento. Possui um acervo de 150 mil imagens.



SERGIO COHN

Editou, entre 1994 e 2008, a revista literária Azougue e criou, em 2001, a Azougue Editorial. Atualmente coedita, também, o tabloide Atual – o último jornal da Terra. É autor de três livros de poesia: Lábio dos afogados (Nankin, 1999); Horizonte de eventos (Azougue, 2002) e O sonhador insone (Azougue, 2006). Organizou com Rodrigo Savazoni o livro Cultura Digital.br, recém-lançado pela Azougue.



WALTER CARVALHO

Fotógrafo e um dos mais premiados e reconhecidos diretores de fotografia do Brasil, tornou-se também um conceituado diretor de cinema. São de sua autoria: Janela da alma, em parceria com João Jardim, Cazuza – O tempo não pára, em parceria com Sandra Werneck, o documentário Moacir arte bruta. Recentemente dirigiu Budapeste, baseado no livro homônimo de Chico Buarque.



FICHA TÉCNICA



Patrocínio: BNDES

Apoio: Cine Glória e Hotéis Othon

Idealização e Coordenação Geral: Patricia Gouvêa | Ateliê da Imagem

Realização: Ateliê da Imagem

Coordenação de palestras: Patricia Gouvêa e Claudia Tavares

Produção: Andrea Cals

Assistente de Produção: Maria Continentino

Design: Elisa v. Randow



SERVIÇO



MÁQUINAS DE LUZ | 1º Fórum das imagens técnicas

Mostra audiovisual e debates

Cine Glória,

Memorial Getúlio Vargas, Praça Luís de Camões, subsolo

De 26 a 29 de outubro de 2009, às 16h e 19h.

Lugares: 116

Metrô: Glória e Catete

Mais informações pelos telefones: 2541-6930 | 22445-660

www.ateliedaimagem.com.br/maquinasdeluz

Entrada franca em todos os evento

Um comentário:

ze disse...

o socialismo grassa. grassa no mundo.