17.11.09

Dica do Gerdal : Robertinho Silva faz exaltação rítmica, nesta terça e quarta, no palco do Rival, com a sua fantástica orquestra de percussão


Em um dos seus discos, conheci um dos mais lindos registros instrumentais de "Aquarela do Brasil", com arranjo e execução simplesmente primorosos. O amigo Robertinho Silva é "o cara" em questão, um carioca de Realengo internacionalmente rodado, em shows e festivais de prestígio, que encarna, com sorriso de orelha a orelha, em qualquer palco onde se apresente, todo o engenho e a diversidade da percussão brasileira. Autodidata, gravou em estúdio e tocou em performances ao vivo com muita gente de relevo daqui e do exterior, como nos tempos iniciais de carreira com o Som Imaginário, conjunto em que teve como colegas músicos da qualidade de Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix, Fredera e Tavito, na primeira formação. 
         Estudioso da polirritmia nacional e há muito atraído por todos os nossos universos tímbricos, regionalmente fantásticos e com implicação folclórica, Robertinho Silva, ao criar e comandar uma orquestra de percussão, vem desenvolvendo uma atividade de subida relevância, já que, "pari passu", torna esse apelo cultural, por meio da música, um fator ainda agregador e de transformação social para jovens de comunidades carentes da zona portuária - e adjacências - do Rio de Janeiro. Para eles, portanto, uma orquestra de capacitação social e profissional viabilizada pelo Instituto Bandeira Branca, com patrocínio da Petrobras e apoio institucional das Secretarias de Educação do Município e do Estado, da Unesco e da Prefeitura do Rio. Com a participação especial de Raul de Souza, Carlos Malta, Roberto Mendes e Moacyr Luz, entre outros ("flyer" acima), tal trabalho será apresentado nesta terça e nesta quarta, 17 e 18 de novembro, no Rival, às 19h30, em shows certamente memoráveis e até emocionantes. É bom frisar que o êxito da Batucadas Brasileiras - Orquestra de Percussão Robertinho Silva também se apoia, especialmente, na atuação de um valioso colaborador da empreitada e dela supervisor: Carlos Negreiros, outro percussionista calejado e profundo conhecedor do nosso espectro sonoro de matriz africana.
        Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica. 

Um comentário:

olavo disse...

robertinho é mó barato! simpaticíssimo, parece que está sempre de bem, o sorriso bais bonito e sincero da música brasileira! grande batera! grande robertinho!