12.11.09

Mal estar nos gramados


Quando a gente começa a discutir mais a arbitragem do que o futebol que os times estão jogando, alguma coisa está acontecendo de ruim. O futebol é uma modalidade de disputa que tem regras, uma sublimação da guerra, uma violência domesticada, ou como diria Norbert Elias, uma antítese do vale-tudo, um grande passo no processo civilizatório. O grande sociólogo talvez tenha esquecido que é arte também - uma arte ameaçada pelo relevo da interpretação das jogadas.

2 comentários:

ze disse...

toda rodada acontece erro de arbitragem : ou a tecnologia serve para algo ou não serve. purismo não utilizá-la nas decisões das jogadas. como já aconteceu.

LIBERATI disse...

Tem gente que diz que com o recurso da TV e do computador o jogo ficaria frio, sem a paixão, sem a possibilidade do erro. Que o futebol perderia a graça, que essa tecnologia não seria compatível com a nossa cultura. Nunca vi uma defesa do erro como esta. Nem o filósofo mais calibrado conseguiu sustentar o "erro" como coisa quente como certos "críticos" de futebol. Comentar futebol é um ótimo emprego. Deviam construir faculdades que formassem comentaristas de futebol, já que desclassificaram o diploma de jornalista.
abraços