27.2.10

Dica do Gerdal:Nabor Pires Camargo- inscrições abertas para mais um festival a que dá nome o saudoso clarinetista de Indaiatuba


Sábado desses, numa barraca de vinis da feira de antiguidades da Praça XV, adquiri um raro elepê de Jacob do Bandolim gravado na RCA Victor em 1960, "Valsas Brasileiras de Antigamente", entre cujas faixas saltou-me aos olhos e aos ouvidos uma preciosidade: "Caindo das Nuvens", do clarinetista Nabor Pires Camargo (1902-1996). Curiosamente, segundo relato do também saudoso pedagogo e pesquisador musical Abel Cardoso Júnior, a ideia para o título dessa belíssima valsa-choro Nabor (foto acima) extraiu-a da dificuldade que, diante de si, um músico manifestou para executá-la, observando ao compositor que se sentia, por isso, "caindo das nuvens". Indaiatubano de anos terminais vividos em Mococa, outro município do interior paulista, Nabor, morando por muito tempo na capital do estado, integrou, de 1935 até a aposentadoria, como primeiro clarinetista, a Orquestra Sinfônica de São Paulo, nela tocando sob a regência de Villa-Lobos, Souza Lima e Eleazar de Carvalho, além de Toscanini e Stravinsky, quando de passagens destes por lá. "Caindo das Nuvens", muito bem regravada em 2003 pelo quinteto de sopro Madeira de Vento no CD "Tributo a Nabor Pires Camargo", foi o cartão de visita autoral do compositor, que também era batuta em outros andamentos e foi vitorioso em diversos concursos musicais, como um de 1936, organizado pela Prefeitura paulistana, que destinou o primeiro lugar à sua marcha "Vá Carregar Piano!", defendida pelos cantores Arnaldo Pescuma e Januário de Oliveira.    
       Da obra de Nabor, por ele mesmo, apenas um registro instrumental foi realizado, em 1964, um elepê intitulado "Velha Guarda", para o qual contou, entre outros músicos, com o acordeão de Caçulinha e o violão de Poli - um disco reeditado em Indaiatuba, cidade vizinha a Campinas, em 1988. Mestre no seu instrumento, Nabor, também conhecido como autor de um método de clarinete, de 1948, da editora Irmãos Vitale, aprovado e recomendado pelo Conservatório de São Paulo, foi tema de livro - "Nabor Pires Camargo - Uma Biografia Musical" - escrito pelo pianista e maestro Marco Antônio Bernardo e dá nome a importante festival, em nona edição neste 2010, em Indaiatuba, vencido no ano passado pelo bandolinista campineiro André Ribeiro. As inscrições, de abrangência nacional, encerram-se no dia 26 de março vindouro e demais informações, como os prêmios em dinheiro aos primeiros colocados, podem ser obtidas pelos interessados no seguinte site: www.premionabor.com.br (é só clicar). A competição é organizada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, cidade que, além do hino local, também inspirou ao seu ilustre rebento uma outra valsa belíssima: "Luar de Indaiatuba" (que pode ser ouvida no terceiro "link" abaixo, ilustrando um "slide show" do lugar).
       ***
 
A tempo: o excelente conjunto Quatro a Zero (segundo lugar no Prêmio Visa 2004) lançou há pouco um CD de grande importância: "Porta Aberta - Memórias do Choro Paulista", realçando a lira, em épocas distintas, de destacados compositores do interior de São Paulo, como Zequinha de Abreu (Santa Rita do Passa Quatro - "Bafo de Onça"), Bomfiglio de Oliveira (Guaratinguetá - "Flamengo"), Sérgio Belucco (Piracicaba - "Buliçoso"), Laércio de Freitas (Campinas - "Cabo Pitanga") e Nailor Proveta (Leme - "Choro da Clara"). Nabor, naturalmente, não ficou de fora e, no primeiro "link" abaixo, pode ser ouvido pelo grupo na execução de "Matando Saudades". No segundo "link", em duo de violões, o jovem campineiro Guilherme Lamas e o veterano carioca Valter Silva, do Chapéu de Palha, tocam durante participação em uma das edições do Prêmio Nabor. 
   
http://www.youtube.com/watch?v=wWRlaUF33aY
 
http://www.youtube.com/watch?v=qfLdttz5jbE
 
http://www.youtube.com/watch?v=mYo9pEnakhE

Nenhum comentário: