21.3.10

Dica do Gerdal:David Ganc e Mário Sève revivem o sopro antológico de Pixinguinha e Benedito Lacerda hoje no Parque do Flamengo (grátis)


No início do ano passado, num domingo de céu de anil, ao desfrutar da requietude de um jardim público em Itaocara, cidade do Noroeste fluminense onde nasceu Patápio Silva, pude ainda acentuar a satisfação do passeio ao ouvir, pelo "headphone" ligado ao CD player portátil, o disco que outro eminente flautista - também saxofonista -, o carioca David Ganc (foto acima), gravou em 2004, com o Quarteto Guerra-Peixe, interpretando Tom Jobim. Um disco maravilhoso do selo Kuarup, meio camerístico, com arranjos sedutores de Ganc para, especialmente, temas pouco revisitados do nosso maestro soberano, como "Mojave", "Rancho das Nuvens" e o choro "Garoto", este também muito bem gravado pelo saudoso pianista Bené Nunes. Lembro-me ainda de Ganc, em 1989, no palco do Teatro Ipanema, abrilhantando com o seu sopro bem escolado (formação em música erudita na UFRJ e em música popular no Berklee College of Music, nos EUA) um show de lançamento do elepê "Topázio", do violonista e compositor Nando Carneiro, talentoso irmão do bem articulado poeta e dramaturgo Geraldinho Carneiro. A estes, aliás, em meados da década anterior, já se associara, com a sua flauta dulcíssima, na viagem por ondas de formação mutante da Barca do Sol, grupo apadrinhado pelo multi-instrumentista carmense Egberto Gismonti. O referido CD, acima, é o terceiro dos quatro solos já lançados, desde 1996, por Ganc, que ainda agrega ao seu gabaritado currículo muitas horas como músico de estúdio e outras tantas participações em shows de artistas de nomeada na MPB. O mais recente dos seus CDs, gravado em 2005, com Mário Sève (soprista de primeira que integra o Nó em Pingo D` Água e já dirigiu o Centro Municipal de Referência da Música Carioca, na Tijuca), relembra um dos mais admirados duetos instrumentais da MPB, com Pixinguinha, ao sax e aos contrapontos, em perfeito entrosamento com a flauta de Benedito Lacerda, nos anos 40. Uma mostra disso, com entrada franca, pode ser experimentada neste domingo, 21 de março, na série Choro, levada a cabo pela Secretaria Municipal de Cultura no Teatro Carlos Werneck, situado no Parque do Flamengo (na altura do número 300 da Praia do Flamengo), às 14h. Também atuantes nessa apresentação Rogério Souza (violão), Márcio Almeida (cavaquinho) e Celsinho Silva (percussão).
***       
Pós-escrito: no primeiro "link" abaixo, David Ganc e Mário Sève tocam o choro "Descendo a Serra", de Pixinguinha, e, no segundo, a dupla é entrevistada, em curto trecho do programa "Conversa Afinada", da TV Brasil, pela jornalista Patrícia Palumbo.
http://www.youtube.com/watch?v=L8sApF0nkh8
http://www.youtube.com/watch?v=_3LSB0tzBxI&feature=related

Nenhum comentário: