16.3.10

Do Egito Antigo ao Brasil Contemporâneo : texto saboroso na internet



Para quem quer saber qual a relação do Egito antigo e a Civilização Brasileira precisa ler o saboroso texto que Karine Lima da Costa publicou na revista virtual História Imagem e Narrativas- Edição 9 de outubro de 2009.
O texto tem um título comprido : "Do Egito antigo ao Brasil contemporâneo: a representação da esfinge egípcia em charges e caricaturas da Imprensa Brasileira (séculos XX e XXI)"
Para ler esse trabalho, basta clicar no seguinte endereço e procurar o artigo para obter uma cópia em pdf:
http://historiaimagem.com.br/edicao9outubro2009/edicao9.php

4 comentários:

ze disse...

pois é. nesta ilustra vemos bem, a cabeça de gente com olhos abertos e o corpo de leão parado - a vida contemplatica e a vida ativa ambas ao contrário, a ativa parada e a contemplativa de olho aberto posto que o normal é de olho fechado.

LIBERATI disse...

Quem olha quem, quem vigia, quem repousa. O poder dorme, e essa possibilidade é que fundamenta o poder. Poder dormir e acordar no dia seguinte. O Príncipe do grande Machiavel visava dormir e acordar, isto é manter seu poder. Já o faraó queria a imortalidade, mais do que ser lembrado. Napoleão dizia diante Pirâmides do Egito que "séculos" através delas contemplavam a ele e seus seguidores, ou coisa parecida. A Esfinge do leão parado contempla e é contemplado e nessa contemplação o tempo contempla a todos e o fim parece longínquo e tão perto.
grande abraço

Kaka disse...

Gente!!! Eis aqui a dona do texto... espero que gostem e mesmo com os erros que saíram, entendam a essência da pesquisa e mais ainda: o fascínio que a cultura egípcia antiga exerce sobre nós.

LIBERATI disse...

Cara Karine, sua presença em nosso blogue só nos honra.
bjs