29.4.10

Dica do Gerdal: Helio Delmiro toca nesta quinta no Lapinha - "o cara" numa fila de mestria instrumental da MPB


  Orgulho das cordas brasileiras e executante de improvisos que sensibilizam até o menos jazzístico dos mortais, o virtuose carioca Helio Delmiro apresenta-se em show nesta quinta-feira, 29 de abril, no Lapinha, às 21h30 ("flyer" acima). Nascido no Méier, já aos 14 anos tocava em bailes do subúrbio carioca, integrou o Fórmula 7 (com Luizão Maia e Márcio Montarroyos, entre outros) e, mais tarde, na segunda metade dos anos 60, atuou no quarteto do saxofonista Victor Assis Brazil. Em 1978, quando foi considerado um dos cinco melhores guitarristas do mundo pela "Down Beat", arrebatou a diva Sarah Vaughan ao participar, com a sua guitarra prodigiosa, do elepê "O Som Brasileiro de Sarah Vaughan", dose repetida, dois anos depois, ainda com ela, no "Exclusivamente Brasil", desta vez com destaque na capa. Ao seu lado, no palco, Elis Regina continha ganas de cantar para que o público não perdesse a lembrança de um solo maravilhoso que estava ouvindo, pois, como já havia observado o crítico José Domingos Raffaelli, extático à audição de "Hélio Delmiro in Concert - Romã", lançado na Sala Cecília Meireles, em 1991, "um músico dessa estatura não se vê por aí todos os dias". 
            João Pernambuco, Garoto, Bola Sete, Laurindo de Almeida, Luiz Bonfá, Baden Powell, Manoel da Conceição, Rosinha de Valença... Tantos imortais saudosos nesse setor instrumental da MPB, não é mesmo? E lá vêm Yamandu, Alessandro Penezzi, Daniel Santiago, Gabriel Improta, Rogério Caetano, Marcelo Menezes (Macarrão), Bruno Mangueira, Bisdré...A fila anda, portanto, e muito bem, ainda puxada, felizmente, por este elo de excelência entre gerações e grande referência para os mais novos que é Helio Delmiro. "O cara", como certamente estes diriam, tocando, em uníssono "free".
             *** 
Pós-escrito: nos "links" abaixo, Helio Delmiro faz solo em "Ponteio", de Edu Lobo e José Carlos Capinam; "Rapaz de Bem", de Johnny Alf, na companhia especialíssima do sax de Roberto Sion (também Victor Cabral, à bateria, e Sidiel Vieira, ao contrabaixo); e "Marceneiro Paulo", de lavra própria, feita em homenagem a um avô. 

http://www.youtube.com/watch?v=tvxm5oEFIiQ 


          

http://www.youtube.com/watch?v=-N9I61u7Jm4&feature=related
 
         

http://www.youtube.com/watch?v=D9pFEkHV0ys

Nenhum comentário: