21.5.10

Dica do Gerdal: Fátima Guedes no Lapinha nesta sexta e neste sábado - uma intérprete que bebe como ninguém as canções de fonte própria


Mesmo servida de excelentes interpretações para a sua lira, como a de Alaíde Costa em "Absinto", a carioca Fátima Guedes parece insuperável na canção como porta-voz do próprio verso, denso e no amor "desfigurado", para lembrar um dos mais belos sambas de Cartola. Dela frequentemente me ocorrem imagens de um programa vespertino de Edna Savaget, quando, há muitos anos, eu a vi, de casa, na tevê, pela primeira vez, já conhecida pelo bolero "Passional", com o qual levara a melhor em festival promovido pela Faculdade Hélio Alonso. Então boquiaberta nos seus vinte anos, era, diante da entrevistadora, uma moça um tanto acanhada que divulgava o primeiro elepê e iniciava um caminho muito bem palmilhado até o momento, com o cristal qualitativo da sua obra autoral reluzindo a pleno e refletindo o valor que o talento sabe impor sem alarde, com naturalidade. Talvez tecendo, com o desembaraço em cena já trazido pela experiência, um retrospecto da carreira - uma das mais coerentes e homogêneas da MPB -, a canção de Fátima Guedes pode ser desfrutada em shows que ela fará nesta sexta e neste sábado, 21 e 22 de maio, no Lapinha (flyer" acima), a partir das 22h30. Grande tempo, sempre, o de vê-la e ouvi-la.
***        
 
Pós-escrito: no primeiro dos "links" abaixo, Fátima canta, de lavra própria, "Lápis de Cor" e "Flor de Ir Embora"; no segundo, também dela, "Cheiro de Mato"; no terceiro, no "Sr. Brasil", acompanhada pelos violões dos ótimos Edson Alves e Edmílson Capelupi, canta "Incerteza", de Tom Jobim e Newton Mendonça", canção extraída do mais recente CD, "Outros Tons", em que revive o "lado B" jobiniano, ainda pré-bossa.     
     
         
http://www.youtube.com/watch?v=qimrqkMYxrY
 
       
http://www.youtube.com/watch?v=8RgSqfMwh2U&feature=related
 
       
http://www.youtube.com/watch?v=sQ1i6xIQhpU&feature=related

Nenhum comentário: