17.5.10

Ilustração do fundo do baú: "O baronato e o pobrenato"

5 comentários:

TS disse...

Beijos teus pezinhos gripados (uso máscara hospitalar)por ter devolvido os comentas.
Juro que o spam e o hacker não vêm de cá!
Linda vinheta do "pobrenato", mas devia ter sido mais enfatizado... coitado, nem pobre tem direito a ter fios gráficos maiores!
Pobre na roça é completamente diferente do pobre na cidade gde.
Melhoras, melhoras!

LIBERATI disse...

Sei que vi, ou foi alucinação um livro que falava do "Pobre" na cultura brasileira. Ainda procuro esse livro. Você tem razão, a representação do pobre é sempre muito, muito pobre. E sei de várias brincadeiras - falas, que a meninada dos anos 50/60 usavam na zoada que se referiam ao pobre sempre de maneira brutal. O pobre, aquele que é excluído, que não teve o bem de berço é sempre esculachado, o migrante - sua representacão mais visível é alvo de preconceito e desqualificação na mídia (TV e textos). Uma pobreza só.
melhorarei, e seja bem vinda,
Atchim...acho que essa gripe se chama Dunga, pois adquiri a referida depois da escalação do time de reservas, o simulacro...
ciao

ze disse...

'tá uma discussão no nyt com o sr. Critchley sobre a condição Pobre
( s. Francisco venerava a Pobreza, era proibido tocar em dinheiro, a comida no prato era oferta de alguém, um barão geralmente, e o dinheiro nada pagava : a comida era trocada pelo amor de Deus. barganha do baronato posto que levavam a melhor ) do filósofo, que como Tales, cai no poço desligado da realidade, olhando para o céu. É o asceta que vive de raízes e frutos fora do mercado. a terceira via. a discussão é sobre o Teeteto de Plato, onde a parece a imagem tradicional da 'cera do coração', cera que recebe as imagens dos sacramentos, a Memória mesma do ser humano.

LIBERATI disse...

Pobre hoje tem um novo nome: Excluído, fica mais bonito na página.
-Você é pobre menino?
-Desculpe, meu bom senhor, eu não sou pobre, sou excluído.
-Então ,até logo.Passe mal.
-Passe bem, senhor.
(Na verdade o meno estava afim de um bife mal passado)(ou seria mau passado?)
abraços

ze disse...

a frase 'só intelectual gosta de miséria' tem seu fundo de verdade. discordo quanto ao fato de estarem fora de algo ; estar fora requer vocação. Muitas vezes, nas favelas mesmas, o pobre é mais feliz que o rico e assim o rico é que é o excluído. O rico não sabe o que é vida em Comunidade da qual ele é excluído.