4.6.10

Dica do Gerdal: João de Aquino e Gabriel de Aquino tocam nesta sexta no Espaço Rio Carioca - pai e filho aos violões irmanados


Andando pelo Largo do Machado e adjacências, costumava encontrar casualmente João de Aquino (foto ao lado), que, numa dessas ocasiões, teceu loas à vocação de Gabriel de Aquino, seu filho, para o violão, dizendo que o rebento tocava uma barbaridade. Fiquei, naturalmente, curioso para vê-lo tocar, mas não tive ainda, sobretudo pelo meu horário de trabalho, essa oportunidade. No entanto, alguns amigos já puderam ver o Gabriel em ação, no palco, e ficaram abismados com a intimidade revelada por ele com as primas e os bordões, o que me fez perceber, lembrando tais encontros com o João, que não se tratava apenas de corujice artística de um pai virtuose. Além da dele, o rapaz reproduz, a seu modo e de modo consanguíneo, a mestria de outro vulto do pinho brasileiro, que atendia simplesmente pelo nome de Baden Powell.
      Carioca de São Cristóvão e primo desse internacional varre-saiense, João de Aquino, aluno aos dez anos de idade do referencial Meira (Jaime Florence), tem relevante contribuição prestada à MPB não só como instrumentista, mas também como produtor de discos, trabalhando nessa atividade com artistas do quilate de Elza Soares, Simone, Roberto Ribeiro e Áurea Martins, entre outros. Dele, como excelente compositor que é, além do clássico "Viagem", feito em companhia do então adolescente Paulo Cesar Pinheiro, destaco especialmente "Pensando Bem", da sua parceria com Martinho da Vila. Belíssimo samba em cuja letra se mesclam a revolta e a resignação de um casal numa situação-limite sugerida. O próprio João de Aquino, com exemplar arranjo próprio, foi magnetizante na interpretação, tocando e cantando com vigor, à qual, bem recentemente, seguiu-se outra gravação benfeita do mesmo samba por Luíza Dionízio, moça que fulgura na constelação canora da nova Lapa.
   ***  
 A tempo: João de Aquino e Gabriel de Aquino apresentam-se, nesta sexta-feira, 4 de junho, às 21h, no Espaço Rio Carioca, situado na Rua Leite Leal, 45 - Laranjeiras (quase esquina com Rua das Laranjeiras) - tel.: 2225-7332. 

Nenhum comentário: