8.6.10

Dica do Gerdal:Bira da Vila lança CD, nesta terça, no qual é porta-voz de relicário do samba da Baixada Fluminense


Este é da Vila, mas não é de Vila Isabel ou da Vila da Penha, como o foi das duas o parceiro saudoso e incentivador Luiz Carlos - com quem compôs "Vem pra Roda Sambar" e "Então, Leva!". É da Vila São Luiz, em Duque de Caxias, o simpático e inspirado Bira, filho de Seu Jair, o Neblina, que trabalhou em olaria e foi passista e versador de partido-alto na extinta escola de samba Cartolinhas de Caxias e motivador no filho do primeiro samba que este fez, aos 14 anos, em sua homenagem, "O Malandrinho", em 1978. No ano seguinte, Bira, já conhecido em sua cidade natal, na Baixada Fluminense, por fazer ponto numa roda de samba em bar situado diante do Clube Recreativo Caxiense, recebeu o nome artístico na nova escola do lugar, a Grande Rio, de cuja ala de compositores passou a fazer parte, aos 23 anos. Gravado por Jovelina Pérola Negra e Zeca Pagodinho, compôs com Riko Dorileo um tema para a libertação de Angola que é executado até hoje, com frequência, nas diversas rádios oficiais desse país africano. É do benquisto Bira, em quem "esbarro" vez por outra em ambientes cariocas do samba - ele que sempre está presente nas principais rodas do Rio e de São Paulo, parceiro de Serginho Meriti no sacudido "O Daqui, o Dali e o de Lá" -, o recado que, com muita satisfação, repasso em seguida, relativo ao seu CD de estreia, "O Canto da Baixada" ("flyer" acima), no qual, com a preciosa colaboração na produção do veterano radialista Adelzon Alves e apoio de Sérgio Fonseca - letrista, professor de português e literatura portuguesa e secretário de Cultura de Mesquita -, homenageia importantes e pouco citados compositores do Grande Rio, como Osório Lima, Cabana e Catoni.
***      
  
      
http://www.youtube.com/watch?v=1xO_-iagRBE
     (Bira da Vila canta "O Daqui, O Dali e o de Lá", que
      no seu CD tem participação especial de Beth Carvalho) 
 
     
http://www.youtube.com/watch?v=eglCZT7sgT8&NR=1
     ("Então, Leva!", sucesso na voz de Zeca Pagodinho)  

Querido amigo,

Todo artista sonha em ter o seu trabalho reconhecido pelo grande público, comigo não é diferente. Nos últimos doze anos, venho me dedicando ao aperfeiçoamento da minha arte para levar a você o que  tenho de melhor, que é a minha música. Agora finalmente chegou a hora.
Você não vai somente ao lançamento de um CD. Irá também compartilhar a realização do sonho de um ser que agarrou a um dom divino, “a arte de compor”, para mudar a sua história e a história do seu lugar.
Prometo que, além de se encantar com as músicas, se tiver sensibilidade, se emocionará com a história, por isso a sua presença é fundamental.
Obs.: os ingressos antecipados encontram-se à venda na Livraria Folha Seca Rua do Ouvidor, nº 37- Centro - Rio  (Rodrigo)
Carinhosamente,
Bira da Vila

Nenhum comentário: