24.7.10

Dica do Gerdal :Leila Maria neste sábado no Lapinha - voz deslumbrante para eles e elas, elas e elas, eles e eles, "for all"



Solidária com o empenho pela emancipação sociopolítica da causa gay no país e, em seu bojo, pela livre expansão do afeto - é autora de "Beijar É Bom", um hino do movimento GLBTS, e dona de um disco já emblemático do idílio homossexual, o terceiro e mais recente na carreira, "Canções de Amor de Iguais", feito a partir de ideia original do jornalista Antônio Carlos Miguel -, a excelente cantora carioca Leila Maria (fotos acima) sobe ao palco do Lapinha neste sábado, 24 de julho, a partir das 22h30, para deslumbrar iguais e desiguais com o seu canto bonito e afinadíssimo, de muita nuança e suingue. Cantar é bom, e ouvir também o é, quando diante de uma intérprete com personalidade, que, além do cristal vocal e da qualidade técnica, faz de um jeito próprio de expressar letras e melodias um aliado substantivo da própria sensibilidade. Nela, salta aos olhos, ou melhor, aos ouvidos acentuada inclinação anglófila no repertório abraçado ao longo dos anos artísticos "on the (musical) road" - como no show "Billie, Ella e Eu" -, e isso tem uma explicação que vem da infância, ouvindo discos de jazz de um aficionado bem próximo - o seu pai, que foi da Marinha Mercante -, e também vem da idade adulta, atuando, com brilho e por muito tempo, como professora de inglês - ela que também já foi telefonista, como Leci Brandão, e, ainda a exemplo da filha de dona Lecy, nascida em Madureira. Também vem da infância a porção MPB do seu repertório, pois a mãe, ouvinte assídua de rádio nos tempos idos dos programas de auditório, é fã de Angela Maria e Dalva de Oliveira.   
       Para Mauro Ferreira, a grandeza do trinado de Leila Maria, com seu sotaque jazzístico, nada fica a dever a estrelas do pop-jazz, como a canadense Diana Krall, numa crítica, postada no seu blogue, ao supracitado disco, feito em 2007, três anos após o CD "Off Key", em que ela "gastou" o seu inglês impecável para cantar versões de clássicos da bossa nova. Leila, que atuou em formações jazzísticas com o pianista Osmar Milito e o recém-finado clarinetista Paulo Moura, canta nos "links" abaixo, em sequência, 1) "Madalena", de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza; 2) a cantiga de roda "Se Essa Rua Fosse Minha" e "O Quereres", de Caetano Veloso; 3) "Beijar É Bom"; 4) em inglês, "Samba de Verão", de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle. Na "diversidade" da música popular, eis aí uma cantora para todos de bom gosto.        
      Um bom sábado a todos. Grato pela atenção à dica.
 
      Um abraço,
 
      Gerdal         
 
A tempo: o Lapinha situa-se na Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - na esquina com Rua do Lavradio (sobre o Belmonte) - tel.: 2507-3435.
            
        http://www.youtube.com/watch?v=FtZRwZzmJ38&feature=related
 
        http://www.youtube.com/watch?v=KM1GXMfIogw&feature=related
 
        http://www.youtube.com/watch?v=WAIQx0RmZbE&feature=related
 
        http://www.youtube.com/watch?v=BHtZs1Nu1Xo&feature=related

Nenhum comentário: