23.7.10

Dica do Gerdal:Rogério Bicudo e Lilian Vieira chegam da Holanda, onde moram, e fazem show de samba, nesta sexta, no Lapa Café



Vivendo na Holanda, mas, anualmente, revendo os amigos no Rio, o campista Rogério Bicudo, violonista e compositor, estudou na Escola de Música Villa-Lobos, depois com Odair Assad e, em 1982, em Madri, no Real Conservatorio, teve por mestres seguidores de Andrés Segovia. Como a nossa música popular nele sempre exerceu forte apelo, divulgou o samba em Ibiza por alguns verões e, no país de Rembrandt, formou o Choro Combinado, de livre trânsito pela pauta e composição inusitada para o gênero (violão, baixo, clarinete e violino), com o qual gravou dois ótimos CDs - "Sonoroso", em 1999, e "Curare", em 2001. Há quatro anos, também cantando, gravou outro ótimo CD, solo, "Solução", em que à faixa-título (do capixaba Raul Sampaio, ex-integrante do famoso Trio de Ouro e que conheceu Rogério ainda na infância deste) juntam-se sambas próprios e pepitas do ramo, dos anos 50 e 60. 
       Nesta sexta-feira, 23 de julho, às 20h, ele se apresenta no Lapa Café - Av. Gomes Freire, 453 (em frente à TV Brasil, ex-TV E) , tel.: 3971-6812 - com uma cantora bem interessante, Lilian Vieira, que, há 13 anos, também reside na Holanda e é um rosto bastante conhecido na Europa por integrar o conjunto Zuco 103 (juntamente com um baterista holandês, Stefan Kruger, e um tecladista alemão, Stefan Schimidt), que mistura samba, maracatu, pop e ingredientes eletrônicos, mais o baixo e a bateria, e, às vezes, faz shows acompanhado do Mestre Ambrósio ou do percussionista Marcos Suzano. Um conjunto formado há vários anos, quando ela, procedente de Teresópolis e ex-aluna de Enfermagem ainda no Brasil, estudou música e fez curso de canto na Universidade de Roterdã. Nos "links" abaixo, além dos "myspaces" dela e dela com Rogério Bicudo, vemos, pelo YouTube, em imagens geradas na Holanda, 1) Lilian cantando samba acompanhada do Cariopa, grupo de samba e choro de lá, integrado por estrangeiros apaixonados pela MPB; 2) ela cantando "Latin Lover", de João Bosco e Aldir Blanc; 3) ela cantando "Visgo de Jaca", de Rildo Hora e Sérgio Cabral; 4) Rogério Bicudo, na informalidade do Buteco do Brasil, em Haia, com seu violão, levando um belo samba próprio, "Lavradio 106"; 5) ele, mais uma vez, ao violão, tocando com o saxofonista sul-africano Sean Bergin.
                   
 
http://www.myspace.com/vieiraandbicudo
      
http://www.myspace.com/lilianvieiramusic  

    

http://www.youtube.com/watch?v=r-JVJVQLyR4
          
http://il.youtube.com/watch?v=z94U_CnQfgM&feature=related
            
http://il.youtube.com/watch?v=vk_0VuJQWNE&feature=related 
         
http://www.youtube.com/watch?v=jtzWJLzIp18&feature=related
         
http://www.youtube.com/watch?v=bCCm8p1zKi4&feature=related  

Nenhum comentário: