27.8.10

Micro Teatro: Sexo


Uma mulher e um homem no palco - luz sobre eles, o resto é penumbra

Mulher - Como chegamos até aqui?

Homem - Pagando impostos, ora! Pelo menos é o que me parece.

Mulher- (Senta numa cadeira e liga um aparelho de TV) .
(Uma luz sai do aparelho, mas nenhum som).

Homem- Sabe que eu também gosto de ver, sou louco por imagens. Gostaria de ver seu sexo!

Mulher- ( levanta da cadeira onde havia se sentado)- Não costumo exibir minha genitália assim sem mais nem menos - nem que me pagassem.

Homem
- Nem que pagassem bem? Sua noção de moral por acaso não tem um preço? Um precinho?

Mulher- Não tem preço. Não está à venda. Que gosto teria o senhor em examinar meu sexo? Isso o excita?

Homem
- Sim, me excito. A visão do seu sexo me daria um imenso prazer.

Mulher- Quer dizer que o senhor se satisfaz só em olhar?

Homem- Não, gosto de tocar também, gosto de cheirar, de beijar...de...

Mulher
- Não precisa continuar eu compreendo o quer chegar.

Homem
- A senhora não tem desejos?

Mulher- Tenho, mas gosto da atmosfera romântica, tenho prazer no clima da sedução , tenho fantasias e depois têm que ter simpatia também, sem falar na paixão pelo homem que vai ver meu sexo e me tocar...

Homem- É essa nossa diferença, eu sou objetivo e a senhora subjetiva., cheia de intermediações entre o desejo e o ato...Assim como as outras mulheres e os outros homens,,,nos encontramos em momentos que não conseguimos explicar, nos enganamos quando pensamos que nos amamos... Os homens penetram as mulheres que se deixam penetrar numa atmosfera que os leva a tentar se fundir e o gozo é um momento tão fugaz...Isso tudo é muito estranho...Nem sei como a espécie conseguiu se reproduzir?

Mulher- É na tentativa de superar esse estranhamento que surge algo que nenhum de nós está preparado para enfrentar.

Homem- O que, o amor? O que a leva a pensar que é o amor que surgirá de fato de eu a desejar? Do fato de eu a possuir? Ou melhor, o que a faz supor que o amor é que me faz escolher você?

Mulher
- É uma aposta. Se isso de fato existisse. Ás vezes penso que o estranhamento está em nós, conosco mesmo. Nós não nos entendemos nesse mundo.

Homem- O que a leva a pensar assim?

Mulher
- Foi uma coisa que veio à minha cabeça. Uma imagem, uma pose. Existem autores que gostam de climas assim, e creio que o autor desse texto tem essa filiação...

Homem- Quer dizer que ele acha o mundo um lugar estranho onde estranhos os seres que o habitam tentam tornar mais estranho ainda?

Mulher
- Isso, dizem que faz o maior sucesso. Dizer as coisas pela metade. É arte autoral, além do moderno, é uma sacada de que somos seres solitários e únicos. Somos aparentemente da mesma espécie, mas não nos entenderemos nunca, temos um mistério que nunca revelamos e não entendemos. Não entendemos o que estamos fazendo aqui neste mundo...essas coisas.

Homem
- Entendo! Quer dizer não entendo!... Uma vez uma mulher me revelou que aquele homem com o qual ela estava casada há 15 anos se transformara num ser totalmente estranho para ela. Que paradoxo! Quanto mais ela o conheceu, mais o estranhou...estava vivendo o fim da relação...

Mulher- E o senhor, o que disse?

Homem- Nada, fiquei com pena dele. E dela também...

Mulher- Viu? É isso, é esse sentimento de estranhamento que o autor quer trazer para o primeiro plano!

Homem- Continuo gostando de imagens. Quanto custa a visão do seu sexo?

Mulher- Já disse que não mostrarei nada. Pense bem, é uma idéia muito mais excitante o senhor imaginar meu sexo. Use sua imaginação!

Homem- A senhora quer dizer que a imagem engana?

Mulher
- Por algum tempo. Ela seduz a princípio, mas depois se dilui no meio de milhares de outras imagens e ...o que importa são os sentimentos, algo que supera o fato brutalmente material...

Homem
- Quer ver o meu sexo?

Mulher
- Prefiro ver televisão...
(caminha até um ponto onde está uma TV e liga o aparelho. A mulher se contorce como se estivesse tendo um orgasmo)

Homem- A senhora me surpeendeu e me humilhou, fui trocado por um aparelho de TV.

Mulher- Chega dessa pantomina. Quem vai fazer o supermercado esta semana?

Homem- Eu é que não sou! Fiz a semana passada?

Mulher- Então vou ter que mudar a hora da manicure. Não quero estragar minhas unhas.

Homem- Estou com fome...

Mulher- O jantar está na geladeira, esquente no microondas...

Homem- E você, não vai comer nada?

Mulher- Não, preciso emagrecer. Talvez tome um suco...

(Fecha o pano - na platéia ouvem-se vaias)

4 comentários:

TS disse...

Vc se inspirou em um txt intitulado "Amantes Sem Nexo"?
:)

Bom finde!

LIBERATI disse...

Querida Tinê, não conheço esse texto que você citou na pergunta. É um texto grande? É um romance, um conto, um ensaio?
bjs e bom findesemana!

ze disse...

sexo custa dinheiro : o sujeito devia jogar dinheiro na mulher que ela se excitava, notas, moedas, jóias, roupas, só assim para ver o sexo dela. para tocar precisaria de jogar jantares, livros, mais roupas, casa, carro. para amalgamar-se finalmente só depois de muitos milhões. o amor é de Graça.

LIBERATI disse...

Caro Ze, acho que você pegou o espírito de porco da função desse micro teatro, que é a provocação.
grande abraço