1.9.10

Flagras literários

7 comentários:

ze disse...

pintam errado os macacos em sua antiguidade ; macaco manipulava fogo, falava em pé com a vantagem de saltar própria do rabo. no séc. XVI os portugueses Paes e Nuniz (Muniz) amigos de Cabral (a história se repete) chegaram e descreveram em cartas guardadas, o que sobrara da antiga cidade dos macacos : Vijayanagara, Hampi na Índia, monumento histórico hoje. O salto dos portugueses com tombo ou não era então como o salto dos macacos. Usavam roupas os macacos, jóias etc.

ze disse...

Rama disse a Sugriva (rei dos macacos que o ajudou e que voltava então para casa nesta Vijayanagara perto de Goa ho-je e que então chamava-se Kishkindhá esta cidade dos macacos as margens do rio Tungabhadraatual) :
"Volta amigo, a Kishkindhá da qual não podem apoderar-se os suras e os asuras juntos. Governa com teus ministros teu Imperio livre de obstáculos. Angada, ó poderoso rei! deves olhar com a mais viva satisfação, como também a Hanumat, a Nala, de grande coração ; a Kumuda o invencível e a Nila, cheio de força, ao enérgico Satabali, e a Mainda, Dvivida, Gaja, Gvaksha, Gavaya e Sarabha, o de grande vigor. Ao rei dos ursos o indomável Jambavat, de muita bravura. Olhe também com amor a Gandhamadana, a Rishabha cheio de agilidade, ao urso Supatala, a Kesarin, a Sumbhay a Sankhacuda o muito valoroso. A todos estes guerreiros magnânimos que por mim haviam renunciado a vida, tenha com eles sempre atenção de amigo, nem os faça sofrer jamais."

palavras de Rama para Sugriva nomeando os grandes macacos e ursos que viveram nesta Kishindhá importante politicamente : os 'macacos' portugueses chegaram quando os muçulmanos destruíram o reino hindu (Vishnu, Shiva, Brahma) numa guerra que os portugueses presenciaram - ainda existem ruínas monumentais em Vijayanagara. É patrimônio da Unesco.

LIBERATI disse...

Caro Ze, confesso que esta História é surpreendente e quase que completamente nova para mim.Eu me lembro de que você já falou desses temas em alguns momentos da existência deste blogue - sempre em fragmentos. Ao que parece, tudo começou no que hoje se chama de Índia. Não é não? Esta mitologia é imensa e fantástica como a própria Índia - grande e sábio Elefante que com sua memória prodigiosa nos lembra de seu passado. Hoje produz Bollywood (es asi que se escribe?) e grandes matemáticos e gênios da informática além de ótimas atendentes de telemarketin em inglês que na novela da Gloria Perez falavam também fluentemente o português - só que de maneira rapidinha- o que é compreensível.
grande abraço

ze disse...

Nem te digo. este Rama (pois houveram outros dois Ramas grandes iguais, um irmão de Krishna, o mais recente cronologicamente considerando Moisés recente, e outro Rama filho de Jamayani brahmane também posterior) viveu há muito, muito, muito tempo. É uma das primeiras encarnações de Vishnu, depois de Vishnu Peixe, Tartaruga e Leão. Ganesha com cabeça de Elefante é filho de Shiva que nesta encarnação é o gorila Hanumat nomeado já : assim, os deuses vão reeencarnando juntos conforme passam as eras : Vishnu com quatro braços, Shiva com três olhos, Brahma com quatro cabeças, os filhos deles e as esposas, os sete rishis, Kuvera como Plutão dos romanos o deus das riquezas e por ahi vai. O lugar antigo deste encontro dos humanos Rama e Lakshmana, que são aconselhados a procurarem Sugriva o rei dos macacos para que os ajudem a encontrar Sita raptada pelo rei dos demônios, é esta cidade de ho-je Vijayanagara às margens do rio Tungabhadra. No fim os macacos, gorilas, arrasam com os demônios todos e a cidade deles que seria então no Ceilão, Sri Lanka, a cidade de Lanka. Fez-se então uma ponte de pedra por sobre o oceano, para passar o exército de gorilas. Estes grandes macacos aqui nomeados. Jaya.

TS disse...

Indiano fala "globish", no english.

Esse papo macacal me deu vontade de comer crepe suiço no "RAVI" (fiquem c/ H2O na boca).

ZE é prof. de Hist´ria?

ze disse...

sim, zé mestre e 'doutor' em história antiga e medieval - TS, os deuses romanos / gregos teriam seus semelhantes na mitologia hindu e na nórdica. Contudo diante de Buddha, de Iahweh, de IHS, de Allah, eles ficam esquecidos. Mas há espaço no coração das pessoas para todos os deuses. E para o Deus Único.

TS disse...

grata, ZE, por responder;
d'us pra mim nao tem nome, face ou parentela; é energia pura, primordial. saudaçoes.