23.9.10

Gerdal indica:Toninho Ferragutti apresenta "Nem Sol Nem Lua", nesta quinta, no auditório do BNDES - um acordeonista popular de classe (grátis)


"É o acordeonista que faltava", observou um bamba do instrumento, fluminense de Duque de Caxias, Oswaldinho do Acordeom (filho de Pedro Sertanejo, precursor do forró em Sampa), referindo-se a um paulista de Socorro, formado pelo Conservatório Gomes Cardim, em Campinas, e hoje muito bem conceituado e solicitado, Toninho Ferragutti. Por que faltava? Creio que a própria formação do acompanhamento de cordas que ele terá, nesta quinta-feira, 23 de setembro, no auditório do BNDES ("flyer" acima), em show marcado para as 19 horas - entrada franca -, seja o indicador dessa resposta. Exímio instrumentista, Toninho Ferragutti, embora tenha longas horas de choro, forró, gafieira e até chamamé na base da sua lida de executante, gosta de conferir ao que toca e compõe uma ideia nova, um timbre inusitado, um quê funcional de sofisticação que faz da sua música um fator de admiração também entre músicos renomados, que o aplaudem com vivacidade, como Hermeto Paschoal, Nelson Ayres e Wagner Tiso - este a considerar Ferragutti um gênio. Entrelaça popular e erudito na manifestação encantada do seu veio musical, exercitando-se ainda em improvisação, e, desse modo, apresenta aos cariocas o seu mais recente CD, "Nem Sol Nem Lua", lançado em 2006 pela Biscoito Fino e dotado de arranjos camerísticos para composições suas, como "Na Sombra da Asa Branca", "Meia Saudade", "Dominguinhos no Parque" e "Forró Classudo", em andamento de baião, tango e jazz, por exemplo. 'Ele é praticamente um reinventor do acordeom", subscreve Turíbio Santos, também sem fazer por menos, outro fora de série entre os seus mais exaltados apreciadores.     
      ***
Pós-escrito: no primeiro dos "links" abaixo, o notável Toninho Ferragutti, com acompanhamento de cordas, mostra uma das faixas do referido CD, "O Urubu e a Pipa", em programa da tevê a cabo. Nos dois "links" seguintes, participando, na TV Cultura, do "Viola, Minha Viola", de Inezita Barroso, ele toca, também de sua autoria, "Olímpico", com o multi-instrumentista paulista Neymar Dias, e, de Neymar, ainda na companhia deste, "Chamamoça".
 
      http://www.youtube.com/watch?v=szP9BMADpQ0&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=DEtTe3vn6ws&NR=1
 
      http://www.youtube.com/watch?v=vxwsrK_ogh0&NR=1

Nenhum comentário: