18.10.10

Ilustração: "Surf poético político"

5 comentários:

ze disse...

tanto a palavra poesia quanto a palavra política são grego puro : poesis sendo o ato de criar, manufaturar oposto a praxis trabalho braçal. já a pólis é a pólis , coitada transformada em polícia. disso tudo sobra a teoria, um barco da teoria, que saía todo dia de Atenas, para contemplar o transcorrer das festas em ilhas várias de rituais vários, todo dia santo bem entendido, saía o barco dos deputados : sim, os deputados iam no barco da teoria. isto lá no tempo de Sócrates & cia.

LIBERATI disse...

Caríssimo Ze, bela aula, cada vez que você escreve aqui seus comentários eu aprendo sempre alguma coisa nova e antiga.
grande abraço

ze disse...

o meio campo é Antístenes, Zenon, Crates e Diógenes que morava no barril de barro e disse para o Scander ( al scander)(este título é também oriental, Paris que raptou Helena também era scander )( oriente ocidente juntos desde sempre) que lhe dirigia a palavra : "não faz sombra" ou "não tampe o sol" , sendo o ataque Proclo e Boécio lá na época de s. Bento e dos Hunos destruindo tudo, Roma e Taxila, séc. V / VI , já a defesa deste time da philosofia teria Sólon, Tales, Epimedes (que dormiu quarenta anos numa caverna) e o título Pit-ágoras indicando uma espécie de escola, ou Ordem mesmo. Hermes então, irmão de Apolo, filhos de Zeus e netos de Cronos, seriam os donos do time.

LIBERATI disse...

Caríssimo Zé, isso me lembra o famoso grupo Monty Python . Num dos filmes deless não sei se está no Monty Phyton Flying Circus, ou é um episódio do Monty Phyton Live at Hollywood Bowl - mas você acha no Youtube, tem um "Jogo dos Filósofos" que é simplesmente sensacional. Vale a pena ver.
grande abraço

ze disse...

e lembra tb a democracia dos Corintianos contemporânea, fato histórico utópico. engraçado que na Inglaterra mesma nesta época dos Hunos no continente, nela erigia-se a Távola Redonda, ano 432 para ser exato. Foi tudo de verdade as histórias dos cavaleiros ao redor do círcunferência de raios infinitos, manifestação da Democracia mesma eterna apesar de castigada pelas tiranias mesquinhas. grande abraço