28.10.10

Socorro Lira, mulher de virtude, canta Zé do Norte nesta quinta no Leblon: lua bonita em noite de "sodade" nordestinada




Há alguns anos, de ônibus, no estirão estradeiro de retorno da mineira Carangola ao Rio de Janeiro, pude, como de hábito, no passatempo sugerido pelas rodas da circunstância, prestigiar a nossa boa música popular, pelo CD player portátil, e deliciar-me, dessa vez, com a descoberta de uma extraordinária compositora, Maria do Socorro Pereira - ou Socorro Lira (foto acima), simplesmente, de sobrenome artístico puxado do apelido do pai, comerciante, seu Zé Lira. Nascida e criada na zona rural de Brejo do Cruz, também chão de origem de Zé Ramalho, situado no alto sertão paraibano, Socorro é uma mulher de virtude, na vida e na arte, e um desses símbolos nacionais, de carne e osso, da superação das adversidades de precisão à sua volta pela determinação e pela solidariedade com o sentimento e o sonho de prosperidade da sua gente, a que o seu talento dá verbo e cadência com tocante sinceridade. "Intersecção - A Linha e o Ponto", que ouvi por duas vezes seguidas na
referida viagem, é um desses discos que Socorro, politicamente engajada e formada, em 2000, em Psicologia Social, pela Universidade Estadual da Paraíba, já gravou, ainda sem reverberação
condizente, nos nossos meios de comunicação, com a mensagem musical que a insere, em importância, no rol dos grandes nomes do nosso cancioneiro no seu Estado.
        Sua lira, como destaca o radialista Adelzon Alves, "não está apenas no nome, mas implícita em todo o seu trabalho poético, melódico, de voz e canto, com sons que dela fazem ecoar todo o mesmo Nordeste que a gente ouviu nas vozes de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro, de Ary Lobo, de Marinês; na música e no verso de autores como Antônio Barros, Zé Dantas, Humberto Teixeira e Rosil Cavalcante, entre outros. Tudo isso com o jeito, a forma que traz a garra, a resistência, a briga, mas também a ternura e a beleza da mulher cantadeira do Nordeste brasileiro". Do mesmo diapasão vem ao encontro outro paraibano, o jornalista e escritor José Nêumanne Pinto, para o qual "Socorro é uma patativa, com seu instrumento musical primitivo e simbólico no sobrenome e na garganta, um pássaro de canto bonito no meio da riqueza rítmica e melódica que emerge da escassez sertaneja. Seu canto é pungente ou alegre, religioso ou profano, lento ou cheio de balanço, mas sempre afinado e belo... Ouvi-la é um prazer estético, um deleite sereno e profundo".
        Com participação especial da cantora carioca Marianna Leporace, Socorro Lira faz, nesta quinta, 28 de outubro, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, às 18h, em raríssima chance para os cariocas, um show em que homenageia Alfredo Ricardo do Nascimento, o Zé do Norte (foto acima), que, em 2008, teria completado 100 anos de vida ("flyer" acima). Paraibano de Cajazeiras, à sua autoria se associam pérolas do canto popular do Nordeste, como "Lua Bonita", "Sodade, Meu Bem, Sodade" - toada primeiramente gravada por Vanja Orico - e "Meu Pião", além de adaptação de "Mulher Rendeira", músicas (sobretudo a última) que, a partir do sucesso internacional do longa-metragem "O Cangaceiro", de Lima Barreto (de quem Zé do Norte, por indicação da escritora Rachel de Queiroz, foi consultor de prosódia regional na produção), com a Palma de Ouro em Cannes, em 1953, lograram repercussão em larga escala.
        Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 
        Um abraço,
 
        Gerdal     
 
Pós-escrito: Socorro Lira, de sua autoria, canta "Corcunda", no "Sr. Brasil", de Rolando Boldrin, pela TV Cultura (SP), no primeiro "link"; o samba "Clareou", no segundo "link"; no terceiro, ao violão, em apresentação em Campina Grande, entoa uma cantiga das lavadeiras de Almenara (MG); no quarto "link", a voz de Zé do Norte cantando "Lua Bonita" sobre imagens de "O Cangaceiro", do qual participou ainda como ator; por último, também sobre imagens do filme, ouve-se de sua trilha "Meu Pião", de Zé do Norte.
 
       http://www.youtube.com/watch?v=WobhfUNRGyY
 
       http://www.youtube.com/watch?v=T3e5bjg0-G0&feature=related
 
       http://www.youtube.com/watch?v=GpGtyFOQDkw&feature=related
 
       http://www.youtube.com/watch?v=cXcqySUHsJo&feature=related

       http://www.youtube.com/watch?v=SBDw5KiOQ5o

Nenhum comentário: