4.11.10

Bisdré: cordas de todo o sentimento em um violão de craque e brasileiro por inteiro


O primeiro dos "links" abaixo já é, por si só, a meu juízo (desprovido de alicerce técnico), revelador de um dos maiores talentos do violão popular brasileiro dos últimos tempos e ainda sem a devida dimensão de amplitude territorial, em termos de difusão de trabalho, de que o seu pinho é merecedor no nosso país. Que sonoridade bonita, como que vinda por inteiro da alma do instrumentista a expressar-se em primorosa composição sua, o samba "Saudade", que também pode ser ouvido como um bálsamo (assim como a delicada "Bossa de Maio", do brasiliense Fabiano Borges), após as horas de batente, no "myspace" do rapaz (o último dos "links" abaixo). Na linha de excelência de um Baden ou de uma Rosinha de Valença, ferindo cordas nele, na brasilidade, transmissoras de "todo o sentimento", nasceu no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, cresceu no Irajá, mas há muito está radicado na capital paulista, onde já circulou por muitas rodas musicais - de choro e samba, especialmente - e participou de alguns conjuntos, como o quarteto Breu na Sola e o Três por Acaso (em formação inusitada de violão, viola de arco e pandeiro para tocar MPB variada). Também arranjador, foi autodidata a princípio, aos 15 anos de idade, mas, depois, teve como mestres violonistas experientes e muito bem conceituados, como Ricardo Simões, Luizinho 7 Cordas e, especialmente, Ruy Weber (este autor da trilha do longa "Serras da Desordem", do "underground" Andrea Tonacci), com o qual levou mais a fundo o seu aprendizado e aprimorou o seu estilo. Fez música pra teatro e tocou em algumas peças, participando recentemente das gravações de CDs de jovens e apreciados sambistas da garoa paulistana, como Edu Batata e Emerson Urso. Em setembro último, em mais uma edição do Comboio de Cordas, em Sampa, foi visto e aplaudido como integrante (juntamente com o pianista, flautista e bandolinista Renan Bragatto, o violoncelista Alfredo Santos e o baterista e percussionista Leandro Lisi) do grupo Borzeguim, nascido da informalidade de encontros musicais que mantinham. André Alberto de Oliveira Santos é o nome por extenso que consta do seu RG. Salve Bisdré! Um craque.
       Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
 
       Um abraço,
 
       Gerdal              
 
Pós-escrito: 1) na dica sobre show, na sexta passada, da ótima cantora Denise Pinaud na Embaixada Carioca (Bar Vaca Atolada), no Centro, cometi um erro de informação por inadvertência: na verdade, "Lobo Bobo" é de autoria de Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli, e não de Menescal e Bôscoli, como dera a entender;
                  2) em seguida, nos demais "links": 2) Bisdré (foto acima), com o Borzeguim, toca, de sua autoria, o baião "Quarto Minguante"; 3) ele, ao violão, sola "Cris", valsa que também compôs; 4) de novo com o Borzeguim, toca o belo "Chorolix", de Ruy Weber; 5) em duo com Ruy Weber, executa "Correnteza", de Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. 
 
       http://il.youtube.com/watch?v=E9PaCbU7h30
 
       http://www.youtube.com/watch?v=Cc-lLvhRV3E&NR=1
 
       http://www.youtube.com/watch?v=96CTaO1z7C4&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=-RANeNgs6j0&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=cImw3O7JASw&feature=related
 
       http://www.myspace.com/bisdrebr

Nenhum comentário: