14.11.10

Manacéa: samba-passarinho que anuncia a tarde brasileira, neste domingo, em Paquetá, onde inspira, há um ano, roda tradicional



"Quando amanhece/o céu resplandece/os raios do sol a brilhar/os passarinhos começam a cantar/anunciando a manhã brasileira/gorjeando sobre a mais alta palmeira..."
 
       Prezados amigos,
 
       Q
uinze anos sem Manacéa (foto acima) e quantas lágrimas a azul-e-branco de Madureira - e, por extensão, todas as demais cores do samba - tem derramado, ao longo desses três lustros, sentindo a ausência, no plano físico, desse compositor sem firula na criação, de verso simples e encantador, como na sua reiterada observação poética da natureza e, nela, de suas imagens e aspectos. De família musical, irmão de Mijinha e Aniceto, e pai da assistente social Áurea Maria - parceira dele em alguns sambas, como "Volta, Meu Amor", com bela gravação de Marisa Monte -, Manacéa também suscita, de imediato, a recordação do famoso quintal pagodeiro da sua casa (em ladeira na divisa entre Oswaldo Cruz e Madureira), onde, com a presença de parte da Velha Guarda da Portela, o também falecido cineasta Leon Hirszman filmou um curta precioso, narrado por Paulinho da Viola, no qual os bambas da escola, em clima festivo, exercitam-se no partido-alto.
      Com inspiração nele, vem o recado abaixo, da amiga produtora Régia Macedo, sobre roda de samba, de acordo com o antigo figurino, neste domingo, 14 de novembro, a partir das 14h, em Paquetá, ilha natal de chorão histórico, Anacleto de Medeiros. No primeiro dos "links" seguintes, Teresa Cristina canta, da epígrafe destas linhas, a letra de "Manhã Brasileira", de Manacéa, o qual, no segundo, canta, também de sua exclusiva autoria, "Quantas Lágrimas". No terceiro "link", mais um pouco de Manacéa, por si mesmo, em excerto do programa "Ensaio", da TV Cultura (SP).  
      Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 
      http://il.youtube.com/watch?v=AzcdsAcvck4&feature=related ("Quantas Lágrimas")
 
   http://il.youtube.com/watch?v=yHF54UZGtaM&feature=related ("Manhã Brasileira") 
 
    http://il.youtube.com/watch?v=kvyOz6kS2EE&feature=related (Manacéa em trecho de entrevista)
 

Roda de Samba em Paquetá: um ano de muito samba, sob a inspiração de Manacéa. 

A festa acontecerá neste domingo, 14 nov, e celebra o sucesso da iniciativa de amigos e do grupo de samba Terreiro de Breque, de realizar uma roda no formato tradicional, sem sonorização, em cujo repertório fossem executados sambas mais tradicionais e pouco conhecidos, num lugar tranquilo e com vocação para a música como Paquetá. 
Mais uma vez será lembrado nosso patrono Manacéa, pelos quinze anos de sua morte, com a interpretação de suas músicas e de outros grandes nomes. 

Saída do Rio - barca das 10:30 h (com samba na Barca) – a barca seguinte sai às 13:30 h
Roda de Samba - início 14:00 h  

Local: calçada do Bar e Restaurante Tia Leleta 
R. Dr. Lacerda, 18 - Paquetá - tel. 3397-0656 (em frente à OI)

Opção 1 Saindo da Estação das Barcas, seguir na calçada pelo lado direito. Essa rua é a 2a. travessa à esquerda

Opçao 2: Pegar a rua que sai em frente à estação e entrar na 1a. à direita, Rua Pinheiro Freire, que termina na rua Dr. Lacerda. "


*Produção: Áurea Alves e Régia Macêdo

*Realização: Instituto Kederê de Desenvolvimento Social 

*Apoio:
  Bar e Restaurante Tia Leleta
  Confraria Paquetá
  Sociedade Etílica de Paquetá

Nenhum comentário: