9.12.10

Tino Júnior nesta quinta na Sala Baden Powell: um sopro com jeito latino em lançamento de CD


 Já faz um tempo longo, quando, a convite do querido e saudoso amigo Getúlio Pereira, o Gegê (baterista do Vox Populi, um conjunto dos anos 60, de que participou ao lado de, entre outros, Helvius Vilela, Guto Graça Melo, Fernando Leporace e Amaury Tristão), presenciei uma grande noite instrumental no Carioca da Gema. Lembro-me da alegria do Gegê tocando, no pequeno palco dessa casa noturna da Lapa, em companhia do também finado Helvius Vilela, do Novelli, mas, especialmente, de um grande saxofonista e flautista, que eu já conhecia de nome e, pela primeira vez, diante dos olhos, percebia o porquê de atrair para o seu sopro tantos elogios: Tino Júnior. Egresso de Magé, no interior fluminense, mas há muito residindo em Niterói, Tino tem-se destacado, em numerosos shows e gravações, como "sideman" de diversos artistas de renome na MPB, como Elza Soares, Alcione e Fafá de Belém, também em festivais de jazz no Brasil e no exterior e, mais recentemente, participou de um longa-metragem de ficção com motivação musical: "Os Desafinados", de Walter Lima Jr.
       Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 20h, na Sala Baden Powell ("flyer" acima), ele lança o seu CD "Jeito Latino", com um conjunto ainda reforçado por Johnson de Almeida (trombone), Jeferson Victor (trompete), Zé Carlos Bigorna (sax e flauta), André Rodrigues (baixo), Di Steffano (bateria) e Zamma (percussão). No "link" abaixo, Tino pode ser visto como convidado do pianista Marvio Ciribelli em um bar niteroiense, mostrando serviço com a habitual competência. 
      *** 
Pós-escrito: dedico esta dica a um primo do Tino, o amigo, redator publicitário, Henrique Pio, meu ex-colega de trabalho e gente finíssima. 
         

  http://www.youtube.com/watch?v=uOxpBUkAtck

Nenhum comentário: