25.2.11

Sílvio Modesto canta, nesta sexta, no Anhanguera Dá Samba!: um sambista carioca nos braços da Pauliceia



  
"Ao despontar na passarela/Barroca traz para este carnaval/folclore em forma de aquarela/simbolizando um Brasil original/é maravilhoso relembrar/os bons tempos de menino/a bandeira a tremular/para a glória do Divino/e a lavagem do Bonfim/na gloriosa Bahia/ que devoção, doce magia/é Oxalá com sua primazia..."
 
     
        Prezados amigos,
 
        Um dos maiores compositores do samba de Sampa é um carioca nascido em Brás de Pina e criado no Morro do Salgueiro. Chama-se Sílvio Modesto (foto acima), que, desde os crepusculares anos da década de 60, faz pouso na capital paulista, onde imprime uma marca de qualidade por sua composição e por seu batuque, já que também muito considerado no mister do ritmo e bastante presente, por sinal, nesse particular, em diversas emissões do programa "Ensaio", de Fernando Faro, na TV Cultura, atuando no regional do saudoso Evandro do Bandolim. No ano passado, Sílvio lançou o seu único CD solo, "Oficina do Samba" (foto de capa acima), após ter músicas suas na ponta da língua de importantes figuras da nossa música mais popular, como Arlindo Cruz, Bezerra da Silva, Benito di Paula, Jovelina Pérola Negra e os Originais do Samba. 
        Identificado a pleno vapor com a ambiência das escolas de samba da Pauliceia, Sílvio Modesto participou do Império do Cambuci, da Vai-Vai e da Pérola Negra, ganhando várias disputas de samba-enredo, relevãncia que, firme e forte através dos carnavais, lhe valeu convite, recentemente, para o show "Cinco Sentidos", com outros bambas históricos de lá - também ligados ao universo das quadras -, como João Borba e Osvaldinho da Cuíca (que fez parte dos Demônios da Garoa). Nesse show, Sílvio, que já foi ator em duas peças de Plínio Marcos ("Balbina de Iansã" e "O Poeta da Vila e Seus Amores"), pôde cantar joias de sua lavra, como "Merece Respeito"  e "Meu Lirismo" - esta gravada, em 1993, por Beth Carvalho no CD "Beth Carvalho Canta o Samba de São Paulo"). Entre seus parceiros, destaca-se outro carioca, Marco Aurélio Guimarães, o Jangada, jornalista que passou por várias redações de jornal no Rio, de nome igualmente associado à direção de harmonia de várias escolas daqui, como a extinta Aprendizes de Lucas, e às de Sampa, das quais foi um grande incentivador. Nesta sexta, 25 de fevereiro, a partir das 23h, Sílvio Modesto é destaque deste mês no Anhanguera Dá Samba! (Rua dos Italianos, 1.261 - Bom Retiro), roda da A. A. Anhanguera, sendo recebido pela rapaziada do conjunto Inimigos do Batente.      
        Um bom dia a todos. Grato pela atençao à dica.
 
       Um abraço,
 
       Gerdal
 
Pós-escrito: 1) nos "links" abaixo, a) Síívio Modesto canta "Meu Lirismo"; b) canta "Abre Alas", de Hinha, Belém e Benedito Lobo; c) Bezerra da Silva ouvido na gravação do samba "Os DPs de São Paulo", de Sílvio Modesto e Capri; 2) os versos da epígrafe fazem parte da letra de "Festa do Folclore Brasileiro", de Sílvio Modesto, samba-enredo com o qual a Barroca Zona Sul desfilou no carnaval de 1977. 
              
 
         http://www.youtube.com/watch?v=F38rB6ULg5k&feature=related ("Meu Lirismo") 
 
         http://www.youtube.com/watch?v=3ApeOkqNYs4&feature=related ("Abre Alas")

 
http://www.youtube.com/watch?v=eDsGO1UcwOQ ("Os DPs de São Paulo")

Nenhum comentário: