30.3.11

Música Surda na Uerj nesta quarta: tonalidades latentes da poesia que geram canção surpreendente e bela (grátis)



Prezados amigos,
 
          Com participação especial do ator Rogério Magalhães, repasso, abaixo, com satisfação, o recado do conjunto Música Surda em sua primeira apresentação do ano na Uerj, nesta quarta, 30 de março, às 18h, com entrada franca. Conforme imagens do seguinte "link", violão e poesia bem casados e valorizados pelo belo canto dessa moça-flor que é Andréia Pedroso, também intérprete da bossa nova na noite carioca.
             
         http://www.youtube.com/watch?v=q22k4OM2xhs (Música Surda)
 
        Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
 
        Um abraço,
 
        Gerdal

Acesse:http://www.letras.ufrj.br/musicasurda

Sinopse


Música Surda
                Depois de uma turnê por Portugal para divulgação do CD “O Livro das Canções”, o grupo Música Surda retorna ao Brasil. Já não era sem tempo, pois sua música é necessária e precisa. Necessária por ser algo que surpreende no sentido inaugural, do espanto que funde e alimenta o diálogo entre poesia e música. E precisa porque parte de uma concepção em que o poético é o elemento constitutivo da composição musical e do poema.
                Num verdadeiro trabalho de ourivesaria, o Música Surda resgata e difunde as tonalidades latentes da poesia, da valorização da palavra poética num diálogo poucas vezes visto no cenário musical brasileiro. Trabalho que merece e deve ser escutado e experienciado em todos os matizes desse encontro da palavra e da música na canção.
                A propósito, destaco o clima inusitado criado pelo jogo complementar e dissonante que é proposto pelo encontro dos violões (6, 8, 10 cordas e violão requinto) do grupo. É um diálogo sonoro que requer o ouvido atento e sensível a novos caminhos e sonoridades. Some-se a isso a voz impactante e cheia de nuances da cantora Andréia Pedroso. Raras cantoras podem fazer o que essa jovem faz com sua voz ao dar a ouvir essas melodias inusitadas e surpreendentes.
                O Grupo, a propósito, faz um inventário da poesia em língua portuguesa com seu trabalho de seleção de textos que vão de Camões e Fernando Pessoa, passando por Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Dante Milano até a poesia contemporânea. E nesse sentido, enriquece o cancioneiro da música popular brasileira com um repertório que prima pela excelência.
                O ouvinte que se der ao prazer e a reflexão sensível de escutar o Música Surda encontrará nas canções essa beleza que só vemos nos momentos epifânicos, nos momentos de encontro raro da poesia com a música, como é o caso das composições do grupo. Cabe a nós ouvintes encontrar/ouvir essas canções que vão do simples ao sublime e saborear esse convite a experiência poético-musical que o Grupo propõe.
 
Por Adriano Alves

--------------------------------------------------------------------

Programa
1- Música Surda (Antonio Jardim e Dante Milano)
2- Epifania (Eduardo Gatto e Adriano Alves)
3- Desencanto (Artur Gouvêa e Manuel Bandeira)
4- Itinerário (Antonio Jardim e Cecília Meireles)
5- Província (Antonio Jardim e Cecília Meireles)
6- A menor parte (Antonio Jardim e Luís de Camões)
7- Mito (Artur Gouvêa e Adriano Alves)
8- Luzes da Ribalta (Antonio Jardim e Diego Braga)
9- Dois elos (Antonio Jardim e Diego Braga)

Nenhum comentário: