14.5.11

Dea Trancoso faz show neste sábado, no Centro do Rio, e lança as canções que fez para "Serendipity"




De um lado, a precisão de recursos materiais; do outro, a exuberância da cultura popular: nesse contraste do Vale do Jequitinhonha, nasceu e cresceu Dea Trancoso (foto acima), mineira de Almenara e moradora há muito fixada em Belo Horizonte. Formada  em Comunicação, é filha de pais seresteiros, sob cuja influência, na infância, ouvia ainda no rádio de casa cantores de prestígio nacional, como Orlando Silva e Nelson Gonçalves. Também ouvia o casal Cascatinha e Inhana, o que a aproximava dos violeiros e cantadores  da sua região, além daquele universo rítmico-melódico bem conhecido à sua porta, de fundamento religioso - rezas, folias e congados, ajuntados à vibração de sembas e batuques. Há quatro anos, com elogio substantivo de jornalistas e músicos - para o compositor Tavinho Moura, por exemplo, "o CD nasceu eterno, de repertório singular, universal, revelador de beleza e essência" -, ela lançou "Tum Tum Tum", fruto de pesquisa de anos a fio sobre a nossa música popular, mormente a da sonoridade vária do Jequitinhonha, presente na produção em nove faixas de domínio público. O primeiro disco solo, após o bem-sucedido "O Violeiro e a Cantora", de 2005, em companhia de Chico Lobo, grande compositor e instrumentista nascido em São João del-Rei, e vitórias em festivais, como o X Festivale - Festa da Cultura Popular do Jequitinhonha.
       Neste sábado, 14 de maio, às 19h30, Dea Trancoso lança o autoral "Serendipity" (palavra do idioma inglês encontrada em "Tutameia", de Guimarães Rosa, significando algo como descoberta casual e feliz)  na Caixa Cultural - Teatro de Arena, na Av. Almirante Barroso,  25 - Centro - tel.: 2544-7666 ("flyer" acima). Neste, com sonoridade naturalmente mais pessoal, ela valoriza o uso de cordas diversas, como as do ukulele, do banjo e do sitar (inspirada por um velho violão paterno de cordas de aço reencontrado em férias recentes passadas na casa de Almenara), em produção assinada por um multi-instrumentista do ramo, Rogério Delayon, outro mineiro, de Ipatinga, também responsável pelos arranjos. Também multi-instrumentista, Badi Assad, esta paulista de São João da Boa Vista, tem participação especial em faixa do CD, " Meu Colo, Tua Casa", feita em parceria com Dea e dedicada a filho desta.
       ***
Pós-escrito: nos "links" seguintes, 1) uma gravação de "Grande`Poder", por Dea Trancoso; 2) ela, "a cappella", canta música sua com Chico César, atual secretário de Cultura da Paraíba,  intitulada "Bordado"; 3) no programa "Sr. Brasil", de Rolandro Boldrin, Dea canta, "Diolinda", de Wison Dias, em duo com ele, outro mineiro do Vale. 
       
 
         http://www.youtube.com/watch?v=jveKZhIHXII&feature=related ("Grande Poder")
     
         http://www.youtube.com/watch?v=ce5O8l5IP6c ("Bordado")
 
         http://www.youtube.com/watch?v=Xe0gbwnw8oQ&NR=1 ("Diolinda")

Nenhum comentário: