26.6.11

Lucila Novaes: luz própria em MPB cantada com sensibilidade e significação


Tive, no domingo passado, uma grande alegria, como espectador, ao ver, na paulistana TV Cultura - já na reprise do "Sr. Brasil", programa apresentado por Rolando Boldrin -, uma cantora que, ainda sem a mídia merecida e não tão lembrada quanto outras de mesma geração, me emociona e é, a meu juízo, uma das maiores do Brasil na atualidade: Lucila Novaes (foto acima). Sexta entre oito irmãos por ordem de chegada ao mundo, ela é avareense e parte de uma família extremamente musical - sua mãe, Maria Piedade, foi, nos anos 50, cantora de rádio em Sampa e seus irmãos são todos instrumentistas, embora dois deles (um médico e o outro juiz federal) não se dediquem profissionalmente à música. "Sol a Sol", de 2006, é o terceiro e mais recente CD de carreira e tem título que, em consonância com os dos dois primeiros ("Frestas de Céu", de 1997, e "Claridade", de 2002), mantém Lucila, simbolicamente, em caminho próprio e luminoso para o desenvolvimento de uma identidade musical calcada no fulgor e na variedade da canção brasileira, uma canção que também vem oniricamente dela - assim, sonhando, descobriu-se compositora, tocando ao piano, logo após o despertar, melodias motivadas por essa via de autoconhecimento tão associada ao divã psicanalítico.
         Finalista, em 2002, do V Prêmio Visa de MPB (edição vocal), Lucila - cujo rosto  e sorriso lembram bastante os da atriz Regina Duarte - amealha diversas e honrosas colocações em festivais de música pelo país, como os de Cascavel (PR) e Tatuí (SP), sendo neles recordista como melhor intérprete. Dois dos seus manos avareenses, Juca e Maída Novaes, integram, com Edu Santhana e outra avareense, Valéria Caram, uma bem-sucedida e enluarada formação vocal, com ótimos discos lançados, os Trovadores Urbanos. Juca, também compositor, produtor e advogado com especialização em direitos autorais, é, aliás, no que diz respeito a festivais, um dos criadores da Fampop (Feira Avareense de Música Popular - a cuja presidência retornou há poucos anos -, uma mostra longeva e reveladora de talentos, como Chico César e Lenine, a qual, do interior paulista, logrou forte projeção em outras unidades da Federação, sempre com número alentado de inscrições. Os Trovadores Urbanos contam, agora, com o desdobramento dos Trovadores Mirins, uma garotada na faixa entre os 5 e os 15 anos de idade, orientados por Lucila Novaes, que já se preparam para o lançamento do primeiro CD deles, "Paulistinhas", só com obras de compositores de São Paulo. Com uma professora de tal quilate e sensibilidade, estão, portanto, uníssonos em aprendizado de qualidade e muito bem servidos de lições.
         Um bom domingo a todos. Muito grato pela atenção a estas linhas.

         Um abraço,

         Gerdal

Pós-escrito: 1) nos "links" seguintes, 1) Lucila canta o belo samba "Viravolta" - com citação final de "Que Maravilha!", de Jorge Ben -, composto por Dalmo Medeiros, do MPB4, e com letra de Cristina Saraiva; 2) Lucila em outra bela composição, "Não Vou Sair", de Celso Viáfora, cantada quando da suprarreferida presença dela no "Sr. Brasil"; 3) ela interpretando "Frestas de Céu", de Juca Novaes, Edu Santhana e Costa Netto (parceiro de Eduardo Gudin no samba "Verde", primeiro "cartão de visita" na carreira de Leila Pinheiro e outro advogado versado em direitos autorais); 4) deste excerto do Youtube em diante, vê-se Lucila, com toda a sua simpatia, participando do programa "Em Cartaz", da tevê paulista, cantando "Claridade", de Juca Novaes; "Canta, Brasil", de Alcyr Pires Vermelho e Davi Nasser; e "Nas Voltas da Ciranda", das inspiradas Cristina Saraiva, carioca, e Socorro Lira, paraibana.              
          

         http://www.youtube.com/watch?v=UN9toEG64os&feature=related
("Viravolta")

         http://www.youtube.com/watch?v=2Btl7Es6FLQ&feature=related ("Não Vou Sair")
        
         http://www.youtube.com/watch?v=yawiZdYWGAU ("Frestas de Céu")

         http://www.youtube.com/watch?v=oF51vNmEnrk&feature=related (Lucila Novaes no programa "Em Cartaz" - parte 1 - 3min)

        http://www.youtube.com/watch?v=7AedZaNMZEM&NR=1
(Lucila no mesmo programa - parte 2 - 1min30)

        http://www.youtube.com/watch?v=JCJD7cD9WOg&NR=1 (Lucila no mesmo programa - parte 3 - 3min30)

Nenhum comentário: