21.6.11

Mako canta, a convite de Fernando Merlino, nesta Terça de Graça, e mostra um Japão sacudido pelo sincopado




A terra tremeu em Kobe, em 1995, com consequências infelizmente trágicas, mas, no interior da querida Masako Tanaka, a cantora japonesa Mako (foto acima), um forte abalo cultural já a sacudira quando tomou contato com a nossa música popular, em particular com um disco da mineira Clara Nunes, levando-a até mesmo a chorar, tomada de amores pelo canto e pelo ritmo. Aquele infortúnio urbano se tornaria um marco para Mako, pois, a partir daí, firmou-se nela a convicção de que deveria vir para o Rio de Janeiro - o que faria seis anos depois - para dar continuidade à carreira lá iniciada, até mesmo à frente de um "genérico" local do sincopado, formado por ela, o conjunto Telecoteco.
     Passados dez anos, Mako está bem entrosada na Velhacap, já se expressando, com alguma desenvoltura, no "carioquês". Discípula de Robertinho Silva, estudou ainda percussão no Monobloco e, como cantora - afinada, de emissão doce e grácil aliada ao charme anasalado da voz -, além de shows solo, integra o grupo Mulheres de Chico, além de "bater cartão" no bloco Exalta Rei. No ano passado, gravou um CD, "Algumas Cores", quase todo de samba, com ótima instrumentação e arranjos de muito bom gosto - a cargo, sobretudo, de Israel Dantas e Alessandro Valente, além de Zé Américo Bastos, Roberto Menescal e da própria Mako e Robertinho Silva, os dois últimos conjuntamente, em uma ou outra faixa isolada. Um disco que começa muito bem, com joia lavrada por Edu Krieger, "Alguém Que Chora", e assim prossegue com atraente regravação de obra de Josias Sobrinho, "Engenho de Flores", que já conta com interpretação definitiva da baiana Diana Pequeno. Não tivesse berço em Kobe, Mako, com todo esse samba na veia, teria sido, sem dúvida, cria da Lapa, onde, aliás, coerentemente, mora - também na filosofia do lugar.
      Um bom dia a todos. Grato pela atenção.
 
      Um abraço,
 
      Gerdal
 
Pós-escrito: chamada pelo pianista Fernando Merlino, Mako é a atração de hoje, 21 de junho, às 19h30, em mais uma Terça de Graça, em Copacabana ("flyer" acima). Nos "links" seguintes, 1) ela canta "Céus do Sul", de Jyogi Sawada e Marcos Campello - que tá no disco dela; 2) vai de "Berimbau", de Baden e Vinicius, especialmente acompanhada por Robertinho Silva.
     
              
            http://www.youtube.com/watch?v=gIr3kR76zgs ("Céus do Sul") 
 
            http://www.youtube.com/watch?v=CYfrLYiVa90&feature=related ("Berimbau", com destaque para solo de Robertinho Silva) 

Nenhum comentário: