6.8.11

Chiquito Braga e sua arte de tocar têm participação especial, neste sábado, em show no TribOz



Prezados amigos,

         Autodidata, nascido e criado no bairro Pedro II, em BH, o exponencial Chiquito Braga (foto acima) cedo passou do cavaquinho ao violão, que o tornaria admirado por colegas de ofício e elogiado pela crítica, embora dispense à guitarra um xodó especial. Do irmão mais velho, Daniel Braga, grande músico da capital mineira, morto prematuramente aos 21 anos, em 1948, herdou o gosto pelo som deste instrumento, com o qual teve iniciação, em 1957, também aos 21 anos, na noite local, tocando na boate do antigo cassino da Pampulha. Ainda em BH, na esquina da Av. Afonso Pena com Rua dos Tupinambás, no então Ponto dos Músicos, conheceria conterrâneos de talento, como Célio Balona, Aécio Flávio e, também lá, por meio de Pacífico Mascarenhas, os igualmente novatos Wagner Tiso e Milton Nascimento, este um carioca criado em Três Pontas, todos em busca de trabalho. Demanda que a Chiquinho não faltou na Rádio Guarani e na TV Itacolomi, onde acompanhou Rosana Toledo, futura cunhada de Luiz Bonfá, uma cantora (hoje no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá), que, como quase todos os músicos citados, teria destaque, no Rio de Janeiro, aonde migraria, em discos e casas noturnas.
          O mesmo compositor Pacífico Mascarenhas apresentou Chiquito a Moacyr Santos, o qual motivou, em 1966, a vinda do mineiro à Velhacap para estudar com o maestro. Além de bailes, Chiquito, trabalhando na TV Rio, fez parte da orquestra Arco-Íris, da emissora, depois, ocasionalmente, da orquestra da TV Globo e, quando ainda residia em BH, teve o privilégio de ser chamado pela diviina Elizeth Cardoso - a primeira entre as grandes cantoras com quem atuaria, sendo Fafá de Belém a mais frequente - para apresentações no Uruguai. A característica impressionista das suas cordas de aço - aço figurado, pelo mérito delas - Chiquito credita-a ao seu acentuado gosto, desde a infância, pela música clássica, especialmente Ravel (seu ídolo) e Debussy. Em 2007, foi o ganhador do Troféu Pró-Música, sendo o melhor instrumentista de Minas Gerais desse ano, e, pouco antes, em 2005, no Palácio das Artes, em BH, ao lado de outros craques do ramo, como Toninho Horta, Paulo Belinatti, Gilvan de Oliveira, José Menezes, Juarez Moreira e Guinga, maravilhara a plateia em show decorrente do projeto Violões do Brasil.
         Abaixo, vê-se, no "link", Chiquito Braga, em Guaratinguetá, tangendo o "Lamento" de Pixinguinha e Vinicius de Moraes, em homenagem a um grande amigo do violonista e grande cantor, Luiz Cláudio, mineiro de Curvelo e hoje residindo naquela cidade de São Paulo. Também abaixo, repassado, informe do TribOz, situado no off-Lapa, sobre ótima curtição musical deste sábado, 6 de agosto, a partir das 21h, em que Chiquito Braga faz participação especial, tocando com Nivaldo Ornelas, Kiko Continentino e outras "feras".
         Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.

         Um abraço,

         Gerdal         

                
http://www.youtube.com/watch?v=r7OVcUDkr-Y ("Lamento")


SÁBADO, 6 DE AGOSTO

21h: Nivaldo Ornelas (Brasil)
Nivaldo Ornelas é um músico com uma carreira solo e um currículo sólido como sideman, tendo tocado e gravado com artistas do quilate de Gary Peacock, Jack DeJohnette, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Milton Nascimento e muitos outros. Ornelas trabalhou com Gal Costa, Hermeto Pascoal e Paulo Moura, entre outros. Excursionou pelos EUA ao lado de Flora Purim e Airto Moreira, e participou do Newport Jazz festival e do Festival Internacional de Jazz de São Paulo. Com seu primeiro álbum solo, "Portal dos Anjos", ganhou o prêmio Villa-Lobos como melhor álbum Instrumental do Ano.

Nivaldo Ornelas - saxes e flauta, Kiko Continentino - piano, Sergio Barrozo - contrabaixo, Paulo Braga - bateria. Participações especiais: Chiquito Braga - violão, Mayo Ornelas - cavaquinho.
Entrada: R$ 20,00

TribOz - Centro Cultural Brasil-Austrália
www.triboz-rio.com
Rua Conde de Lages, 19 - Off-Lapa
Estacionamento rotativo na Rua Conde de Lages, 44 (R$ 5,00)
Informações e reservas: (21) 2210 0366 - 9291 5942

Nenhum comentário: