12.9.11

Nelson Faria no Lapa Café: cordas de primeira nesta segunda em show conduzido por Pascoal Meirelles



     Sobrinho-neto de um dos mais relevantes nomes do nosso piano clássico, Fructuoso Viana, o também mineiro Nelson Faria, nascido em BH mas criado em Brasília, é o convidado de hoje, 12 de setembro, na bem-sucedida série Música de Primeira na Segunda, que o baterista Pascoal Meirelles vem apresentando, regularmente, a partir das 19h30, no Lapa Café ("flyer" acima). Na Capital Federal, a exemplo de Márcio Faraco (radicado em Paris), Daniel Santiago e Lula Galvão, Nelson foi um dos vários alunos de talento do célebre e exigente Sidney Barros, o Gamela, quando, contando apenas 16 anos de idade, já se apresentava na noite local acompanhando a cantora e compositora Zélia Duncan, então Zélia Cristina. Incentivado por esse seu primeiro mestre de violão, Nelson, três anos depois, partiu para os EUA, onde estudou no Guitar Institute of Technology (GIT), no qual teve a orientação de ícones do jazz, como Joe Pass, Scotch Henderson, Joe Diorio e Frank Gambale. De volta ao Brasil e morando no Rio, viveu, em 1987, uma situação curiosa na Universidade Estácio de Sá, quando foi convidado pela instituição para ministrar aulas onde já era aluno, terminando lá a licenciatura em música que iniciara na Univesidade de Brasília (UnB).
                    Muito importante na carreira de Nelson Faria foi o falecido contrabaixista Nico Assumpção, que conheceu numa "jam" no extinto Jazzmania e com quem, mais o flautista e saxofonista Carlos Malta e o anfitrião Pascoal, formou o conjunto Ninho de Vespas. Por indicação de Nico, o ponte-novense João Bosco há muito acolhe a excelência de Nelson em seu grupo, um dos muitos passos musicais que este tem dado com êxito. Já são vários CDs lançados - afora os tantos de que participou como instrumentista de estúdio -, shows e "workshops" no Brasil e no exterior, além de livros seus, didáticos, e videoaula lançados. Nelson passa uma temporada na Suécia, onde trabalha como professor a convite das Universidades de Orebro, Ingesund e KMH, tocando, como arranjador e solista também convidado, com grandes orquestras europeias e norte-americanas. Um Faria, portanto, que faz e fará ainda muito pela reconhecida capacidade de alumbramento das cordas nacionais.
                
***
   Pós-escrito: no primeiro e no segundo "links" abaixo, Nélson Faria toca, respectivamente, "Samba do Avião", de Antonio Carlos Jobim, e "Manhã de Carnaval", de Luiz Bonfá e Antonio Maria. No terceiro "link", Pascoal Meirelles, acompanhado pelo baixo de Sergio Barrozo e pela guitarra de Lula Galvão, mostra, em noite do TribOz, no off-Lapa, a sua jobiniana "Tom".                   
                  

                    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=tAeeckBMrtc
("Samba do Avião")
                   
                    http://www.youtube.com/watch?v=iMrysSfBv-0 ("Manhã de Carnaval")

                    http://www.youtube.com/watch?v=n6xc2nF9wG0
("Tom")

Nenhum comentário: