16.1.12

Alfredo Del-Penho, Pedro Miranda, João Cavalcanti e Moyseis Marques levam a Lapa a Ipanema em roda de samba nesta segunda



Do caro amigo e vizinho de bairro Alfredo Del-Penho
, morador há pouco de Laranjeiras, recebi e repasso, com muito prazer, o comunicado, abaixo, do show "Segunda Lapa" ("flyer" acima), no Studio RJ, em Ipanema, neste 16 de janeiro. Outros caros amigos - Pedro Miranda, João Cavalcanti (filho de Lenine) e Moyseis Marques - juntam-se ao Alfredo para um "samba de branco" da melhor qualidade e uma "ação entre amigos" sem nenhuma contraindicação ou dano social. Pelo contrário: são todos rapazes talentosos, que só fazem bem ao samba da nossa terra e, com merecimento, porque são muito bons de fato, ampliam, cada vez mais, seus espaços de atuação na música popular. O próprio Alfredo, por exemplo, é figura destacada em "Sassaricando", um gostoso "revival" de marchinhas carnavalescas de volta ao cartaz no Teatro do Leblon, e, como arranjador e diretor musical, disse a que veio em belo e recente CD feito em intenção de Francisco Alves, com produção do jornalista e pesquisador Rodrigo Faour. Uma "bolacha" que evidencia outra voz jovem e marcante, a do carioca Márcio Gomes.  
         Nos "links" seguintes, um para cada um, vemos, primeiramente, Pedro Miranda cantando o sacudido "Meio Tom", de Rubinho Jacobina, faixa do CD "Pimenteira"; logo após, Alfredo Del-Penho, no programa "Samba na Gamboa", da TV Brasil, vai de "Samba com Dengo", de Angela Suarez e Paulo Cesar Pinheiro; em seguida, Moyses Marques dá o seu recado em "Nomes de Favela", uma inspiração pré-UPP de Paulo Cesar Pinheiro (letra e música); por fim, João Cavalcanti, na extinta Modern Sound, acompanhado pelo Alfredo e pelo Pedrinho, lambe uma de suas crias musicais, o samba "Inconstante".   
        Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.

       Um abraço,

       Gerdal 


           http://www.youtube.com/watch?v=DcPqNB2A1cw ("Meio Tom")

           http://www.youtube.com/watch?v=M5nQPOLHK8Q ("Samba com Dengo")

           http://www.youtube.com/watch?v=VVTOQfgCGiA
("Nomes de Favela")

           http://www.youtube.com/watch?v=7r-cJSuGBXg ("Inconstante")

***

Uma segunda Lapa, agora, no Arpoador. Ou o Arpoador com ares de Lapa, às segundas. Quatro das principais figuras da cena atual da música carioca apresentam “Segunda Lapa”, no palco do Studio RJ, em duas datas de janeiro: 9 e 16.

“Somos assíduos frequentadores de Ipanema como pessoas físicas, mas não musicalmente”, brinca Pedro Miranda. É a primeira vez que os quatro amigos se reúnem coletivamente num projeto – o embrião começou em 2009, em shows na Modern Sound, com Alfredo, João e Pedro, mas ainda sem Moyseis.

Além da mudança de habitat, “Segunda Lapa” é a oportunidade de os quatro, fãs dos trabalhos uns dos outros, arejaram repertório e seus shows habituais. Um parque de diversões entre amigos, que, além de cantarem, se acompanham: Alfredo Del-Penho no violão de sete cordas, Moyseis Marques no violão, João Cavalcanti e Pedro Miranda nas percussões, acompanhados ainda de André Vercelino e Marcos Basilio (percussão) e João Callado (cavaquinho).

O repertório passeia por composições de cada um, que inclui inéditas, como “O Badábabá do Talarico”, de Moyseis, de seu novo CD, que sai em janeiro, pela Biscoito Fino. De João, estarão lá “Mulato”, de seu disco solo a ser lançado este ano, e “Inconstante”, gravada pelo seu grupo Casuarina. Já Pedro Miranda escolheu “Pimenteira”, faixa título de seu último álbum, e “O samba é meu dom”, entre outras. De Alfredo veio "Caso Encerrado". Há ainda um samba inédito de Joyce Moreno, feito, segundo ela, em homenagem à geração que os quatro representam. Parcerias têm seus lugares garantidos, já que o quarteto frequentemente se visita. É o caso de “Fulô de Caju”, de João com Alfredo, que compõe o recém-lançado quarto CD do Casuarina, “Nem misturado, nem junto”, parceria de Moyseis com João, ainda inédita, e "Pra Desengomar", de Alfredo e Moyseis, que dá título ao seu disco novo

Nenhum comentário: